JI-PARANÁ: TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhorias na UPA

No hospital, faltam medicamentos, curativos, insumos, estrutura física precária e insuficiência de profissionais para atendimento à população

JI-PARANÁ: TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhorias na UPA

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em fiscalização, na noite desta segunda-feira (30/12), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) constatou situações distintas no atendimento à população no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ji-Paraná, na Região Central do Estado.
 
No hospital, faltam medicamentos, curativos, insumos, estrutura física precária e insuficiência de profissionais para atendimento à população.
 
Já na UPA, o TCE-RO constatou que a unidade é funcional e bem conservada, com equipe organizada e infraestrutura adequada.
 
A fiscalização integra as ações que o Tribunal de Contas tem realizado em Rondônia, com foco na melhoria dos serviços de saúde prestados à população.
 
 
FALTAM MEDICAMENTOS, PROFISSIONAIS E A ESTRUTURA É PRECÁRIA
 
A situação encontrada pelo TCE-RO no Hospital de Ji-Paraná foi preocupante.
 
Faltam medicamentos para atendimento básico aos pacientes. Não há curativos e insumos, como seringas, tubos, máscaras, luvas, álcool, entre outros.
 
Em visita às farmácias do hospital, não havia profissional na escala. E ainda foi informado que, na noite do Réveillon, apenas um profissional atenderá as três farmácias do hospital. A situação se agrava, devido à exoneração de servidores.
           
No laboratório, faltam reagentes para exames essenciais.
 
Quanto à estrutura, faltam computadores, há cadeiras e portas de armárdios quebradas e móveis inadequados, impactando no conforto para os profissionais de saúde.
 
De acordo com a equipe de auditoria do TCE, as condições encontradas no Hospital de Ji-Paraná evidenciam a necessidade urgente de ações para recompor recursos humanos, regularizar o fornecimento de medicamentos, insumos e reagentes, e implementar melhorias estruturais.
 
 
UPA REGISTRA AVANÇOS E BOM ATENDIMENTO
 
Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ji-Paraná, a situação foi diferente. A começar da escala de profissionais, que estava completa e organizada no momento da visita.
 
O aparelho de Raio-X está com a manutenção em dia. Também havia profissional apto para operá-lo.
 
O laboratório contava com os insumos necessários para os exames e a conservação da unidade foi destacada pelo TCE-RO, devido ao bom estado das áreas, iluminação, banheiros e demais instalações. 
 
Ouvidos pela equipe do TCE-RO, os pacientes presentes manifestaram sua satisfação com o atendimento prestado pela equipe de profissionais da UPA.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS