NOTA TÉCNICA: Governo admite praga de lagartas nas pastagens de Rondônia

Nocivas, essas lagartas atuam como vampiros, sugando toda a seiva da folha e matando consequentemente a planta

NOTA TÉCNICA: Governo admite praga de lagartas nas pastagens de Rondônia

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Estado, por meio de Nota Técnica publicada nesta última terça-feira (12) pelo IDARON, confirmou que Rondônia está sendo atacado por um surto de lagartas conhecidas popularmente pelo nome de "cigarrinhas". 
 
Nocivas, essas lagartas atuam como vampiros, sugando toda a seiva da folha e matando consequentemente a planta. O período chuvoso, aliado ao mormaço amazônico, são propícios para a proliferação dessa peste. 
 
Com o nome científico de Deois Flavopicta, a cigarrinha é uma devoradora de pastagens, motivo pelo qual a preocupação do IDARON é acentuada com esse problema, já que apenas a capital Estado, Porto Velho, possui um rebanho superior à 1,5 milhão de cabeças de gado, em um setor, que apenas no ano passado, movimentou mais de  794 milhões de dólares. 
 
A causa desse surto ainda não está estabelecida, porém, a suspeita é de que esteja ligada diretamente a duas situações: a vegetação deixada após as queimadas, que se tornou ideal para a proliferação do lagarto, ou o manejo indevido dessas pastagens infestadas pela praga dos lagartos. 
 
Na tentativa de reverter o avanço da cigarrinha nas pastagens rondonienses, o IDARON recomendou que seja aplicada medidas como conservação de aéreas verdes, rotação de pastagens, uso de fertilizantes orgânicos, plantio de espécies nativas, controle integrado de pragas, manejo de resíduos e correção do solo. 
 
"Essas práticas não só ajudam a aumentar a presença de predadores naturais, mas também contribuem para a sustentabilidade e a saúde do ecossistema das pastagens e precisam ser implementadas pelo pecuarista, objetivando resultados de médio e longo prazo", relatou o IDARON em sua Nota Técnica. 
 
O IDARON seguirá realizando o monitoramento da cigarrinha nas pastagens e os institutos de pesquisas deverão realizar o levantamento das causas dessa praga em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS