PÉ DE GUERRA: PF 'cerca' cintas largas e evita guerra sangrenta deles com os sabanê

Segundo um policial federal que acompanhou a ação, os cintas largas haviam se deslocado de Cacoal e Juína (MT), mas foram interceptados exatamente na entrada que dá acesso à aldeia sabanê

PÉ DE GUERRA: PF 'cerca' cintas largas e evita guerra sangrenta deles com os sabanê

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O sol já estava raiando quando um leitor do FOLHA DO SUL ON LINE enviou vídeo mostrando várias viaturas retornando para a Delegacia da Polícia Federal em Vilhena, depois que os agentes e um delegado conseguiram desmobilizar dezenas de guerreiros da etnia cinta larga, que ameaçavam atacar uma aldeia sabanê nas proximidades da cidade (CLIQUE AQUI e assista).

 

Recentemente, este site publicou a decisão judicial a partir da qual começaram a surgir rumores de guerra entre as etnias, que há anos disputam o mesmo território. O conflito por causa da terra é antigo, mas estava sob controle. Quando houve a determinação judicial para que fosse delimitada a área de cada etnia, os cintas largas reagiram e ameaçaram com um banho de sangue.
 
Segundo um policial federal que acompanhou a ação, os cintas largas haviam se deslocado de Cacoal e Juína (MT), mas foram interceptados exatamente na entrada que dá acesso à aldeia sabanê. “Se a gente não agisse, provavelmente haveria mortes, inclusive de crianças e idosos”, explicou a fonte ouvida pela reportagem.
 
Após as exaustivas negociações entre as autoridades e os cintas largas, que duraram quase 24 horas e foram encerradas hoje, os guerreiros, que haviam chegado a cerca de 25 km de Vilhena através da BR 174, que liga Rondônia e Mato Grosso, deixaram o local.
 
A tensão que marcou toda a negociação continuou mesmo após o sol nascer, com os indígenas disparando fechas para o alto, indicando a disposição para eliminar os supostos invasores que ocupam uma pequena área do Parque Aripuanã. Os cinta larga alegam ser deles o enorme território encravado entre Rondônia Mato Grosso (ASSISTA AQUI).
 
Para tentar “baixar a temperatura” e evitar a guerra sangrenta, a Funai publicou ontem na internet informações sobre a revogação parcial da decisão que motivou a mobilização dos cintas largas contra os “irmãos” Sabanê.
  
Ontem mesmo, o juiz federal em Vilhena, Rafael Ângelo Slomp, proferiu decisão que, pelo menos por enquanto, acalma os ânimos dos indígenas e evitam a guerra 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Jose Carlos Calegari

Sociedade Fogas LTDA

Sociedade Fogas LTDA

Marcos Rogerio Tonn

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS