DESLEIXO: População de Guajará-Mirim denuncia abandono de ponto turístico histórico

Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré está tomada pela ferrugem e mato

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Bem em frente ao Porto de Guajará-Mirim, famoso pelo embarque e desembarque para quem vai fazer compras na cidade boliviana de Guayaramerin, está um importante pedaço da história rondoniense.

Porém, segundo a população da “Pérola do Mamoré”, a antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), que deveria ser um museu, está abandonada, sendo tomada pelo mato e ferrugem.

 

Telhado da antiga estação está apodrecendo e caindo - Foto: Reprodução de vídeo

 

“Essa aqui é uma peça [aponta a câmera para uma locomotiva] importante que fez esse estado pujante se desenvolver. Meu objetivo seria entrar nesse museu, que deveria ser preservado para preservar a história do nosso estado, mas infelizmente está em ruínas. Muitas peças estão aí dentro, se é que estão [...] Praça completamente abandonada. Está em ruínas”, lamentou um homem responsável pelo Canal Ponta do Abunã, que gravou um vídeo divulgado nas redes sociais.

 

Ele completa: “Pela placa que está aqui, a Prefeitura de Guajará-Mirim que é responsável por isso aqui. Deixando apodrecer a preservação da nossa história. O acervo está abandonado [enquanto aponta a câmera por uma janela]”.

 

Acervo de artesanato e peças arqueológicas estão trancados no museu, esquecido pela Prefeitura de Guajará-Mirim - Foto: Reprodução de vídeo

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS