CONE SUL: Médicos cubanos suspendem atendimento e secretário decreta emergência

Afonso Emerick disse esperar que contratação de brasileiros resolva problema

CONE SUL: Médicos cubanos suspendem atendimento e secretário decreta emergência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


Vários postos de saúde de Vilhena amanheceram nesta terça-feira, 20, sem a presença de médicos cubanos que faziam o atendimento nas unidades. Em um dos postinhos, o Cristo Rei, no entanto, o profissional estrangeiro mantinhas as atividades hoje. 



A interrupção do trabalho aconteceu após a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) comunicar aos profissionais o encerramento do convênio entre Brasil e Cuba, através do qual os médicos caribenhos eram contratados.



O jornal esteve no local e entrevistou o médico, que preferiu não ter seu nome divulgado, após esclarecer que prefere não se meter em “problema político”. Ele garantiu que manterá o atendimento até que seu vôo para Havana seja marcado. “O que importa agora são os meus pacientes. Vou atender todos eles enquanto eu puder”.



O entrevistado disse que pretende retornar ao seu país, mas não sabe quantos colegas dele ficarão no Brasil. “Os governos de Cuba e do Brasil vão permitir que fiquem. Aí vai da vontade de cada um”.



O secretário municipal de Saúde de Vilhena, Afonso Emerick, reconheceu que a situação é grave, mas anunciou uma medida de emergência para minimizar o problema: “Vamos remanejar os médicos de outros locais”.



Emerick revelou que são 9 os cubanos que atuam através do programa “Mais Médicos” na cidade. Ele disse ter confiança de que profissionais brasileiros se inscrevam na nova etapa de contratações. Também esclareceu que dos 9 cubanos, três já conseguiram registros profissionais e poderão ser contratados. “Tudo ainda é muito novo, então, precisamos estudar a forma de contratá-los”.



O secretário acredita que, apesar dos contratempos criados pela saída dos cubanos, sua expectativa é de que o problema seja resolvido com a contratação de brasileiros, que podem se inscrever para trabalhar por um salário de R$ 11.400,00.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS