INVESTIGAÇÕES: FAB usa aviões e satélites para combater tráfico internacional

A operação localizou uma embarcação que seria utilizada para transportar cocaína da Amazônia com destino à Europa

INVESTIGAÇÕES: FAB usa aviões e satélites para combater tráfico internacional

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A Força Aérea Brasileira (FAB) ajudou a localizar, neste sábado (31), uma embarcação semissubmersível que  seria usada para transportar cocaína da Amazônia com destino à Europa.
 
A operação inédita, realizada pela Polícia Federal na região da Ilha de Marajó (PA), contou com tecnologia de ponta: aeronaves da FAB equipadas com sensores especiais, imagens de satélite de alta resolução e sistemas de inteligência artificial foram fundamentais para identificar movimentações suspeitas.
 
Durante a missão de reconhecimento, aviões R-99 da FAB detectaram estruturas navais camufladas entre galpões ribeirinhos e rotas logísticas incomuns nos rios da região. As imagens obtidas do ar e do espaço permitiram o avanço das investigações e a atuação direta das forças de segurança no local.
 
O uso de ferramentas tecnológicas se intensificou após a interceptação de uma embarcação semelhante em Portugal, em março de 2025. Desde então, a análise integrada de imagens orbitais e dados eletrônicos passou a ser realizada por equipes da FAB e da PF.
 
O cruzamento dessas informações revelou tanto a fabricação clandestina das embarcações no Brasil quanto o seu destino transatlântico.
 
A Ilha de Marajó, por conta do isolamento geográfico, é vista como um ponto estratégico para o tráfico internacional, o que exige ações mais sofisticadas por parte das autoridades.
 
Segundo a Lei Complementar nº 136/2010, é função subsidiária das Forças Armadas atuar de forma preventiva e repressiva em fronteiras e águas interiores, em coordenação com outros órgãos do Executivo, no combate a crimes ambientais e transfronteiriços.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS