MINISTÉRIO PÚBLICO: Aberta III Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

Durante a semana serão abordados diversos temas e casos de grande impacto que ocorreram em Rondônia

MINISTÉRIO PÚBLICO: Aberta III Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou da abertura da "III Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense", na terça-feira (27/5), no Centro Cultural de Documentação Histórica e Memória do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. A terceira edição do evento vai acontecer até o dia 30, na sexta-feira.
 
A atividade, promovida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), tem como objetivo resgatar, preservar e divulgar a história e a identidade do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, promovendo a construção da memória coletiva e a valorização de seu patrimônio cultural e documental.
 
Durante a semana serão abordados diversos temas e casos de grande impacto que ocorreram em Rondônia, como o julgamento da chacina do presídio Urso Branco, em 2002. Os inscritos poderão participar de palestras e oficinas com certificações.
 
Representando o Procurador-Geral de Justiça no evento, a promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini parabenizou as ações institucionais. "Estou no estado há 21 anos e tenho muito orgulho de ter testemunhado o crescimento e o engrandecimento deste Tribunal, que é uma referência do Brasil inteiro. Este é um momento de celebração, de rememorarmos e honrarmos a história do Tribunal e as mãos de tantos que construíram essa história", ressalta.
 
 
Centro Cultural de Documentação Histórica
 
O Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória do Judiciário de Rondônia (CCDHM) tem sua origem em 1999, com a criação do então Centro de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CDH).
 
Em 2018 passou a integrar a estrutura da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em 2021 foi reestruturado e em 2024 a instituição adotou a nomenclatura Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória (CCDHM).
 
O local tem como missão resgatar e preservar a história do Poder Judiciário de Rondônia, por meio da guarda e restauração de documentos que registram o pensamento e a atuação de seus integrantes, desde a instalação da Justiça no território em 1912. Além disso, o centro promove a integração entre arte, cultura e memória institucional. O CCDHM fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e fica localizado em frente à Praça das Três Caixas D'água.
 
Com a presença no evento "III Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense", o Ministério Público de Rondônia busca reforçar a memória coletiva e promover o debate sobre a história judicial de Rondônia, contribuindo para uma melhor compreensão do passado e suas influências no presente.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS