Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a capital baiana, Salvador, sediará o V Encontro Nacional de Mulheres de Axé da Renafro. Esse é um espaço de articulação e mobilização política das mulheres de religiões de matriz africana de todo o Brasil. O evento será realizado no Instituto Anísio Teixeira (ITA), reunindo lideranças religiosas, ativistas, parlamentares e representantes de organizações sociais.
Com o tema “O matriarcado na luta pela democracia, pelos direitos sociais e justiça climática”, o encontro destaca o papel das mulheres de axé na preservação dos saberes ancestrais e na construção de agendas de enfrentamento ao racismo religioso. Além, do combate à desigualdade social e às crises ambientais que afetam diretamente os territórios tradicionais de matriz africana.
A programação inclui mesas de debate, apresentações culturais e painéis temáticos que tratam de questões como: Racismo ambiental e seus impactos nas comunidades de terreiro; Segurança alimentar e cuidado socioassistencial; Direitos humanos, saúde e enfrentamento à intolerância religiosa.
Participam do evento representantes de todas as regiões do país, incluindo parlamentares como as deputadas Daiana dos Santos (PCdoB), Olívia Santana (PCdoB) e lideranças como Lúcia Xavier (RENAFRO) e Mãe Nilce de Iansã, coordenadora nacional do GT Mulheres de Axé da RENAFRO.
A atividade conta com o apoio de instituições como Fiocruz, Ministério da Saúde, Ministério da Igualdade Racial, Koinonia, e diversas secretarias do Governo do Estado da Bahia. (texto Marcelo Moreno)