PLANEJAMENTO: Indígenas de Rondônia e Mato Grosso são capacitados para gestão de seus territórios

Elaboração e revisão dos PGTAs priorizam governança e bem estar das comunidades indígenas

PLANEJAMENTO: Indígenas de Rondônia e Mato Grosso são capacitados para gestão de seus territórios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante esta semana, a Rioterra promoveu mais uma etapa da capacitação com foco no Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA). De 6 a 9 de janeiro, ocorreu em Porto Velho, a revisão do plano das terras indígenas Zoró e Igarapé Lourdes, além da elaboração para a terra indígena Rio Branco.

 

A capacitação é para fortalecer a equipe da Rioterra e os representantes das associações das terras indígenas contempladas pela ação. Serve também para promover habilidades e conhecimentos necessários para construir ou atualizar os planos de gestão territorial e ambiental.

 

As atividades da semana foram ministradas pela professora amazonense Thaline Fontes, geógrafa e indigenista. As aulas foram com foco na promoção de habilidades e conhecimentos necessários para a construir e atualizar o PGTA. Nas revisões são observadas o desenvolvimento das ações, o que deve mudar e o que deve melhorar para obter gerenciamento de seus territórios. Na construção as lideranças são levadas a pensar todo o processo de gerir e cuidar de seu território, priorizando a governança e o bem viver.

 

A liderança Walderi Tupari que é coordenador da Associação Waypa, da terra indígena Rio Branco, disse que a capacitação para implantação do PGTA é uma ferramenta que pode ajudar não só internamente, mas inclusive nas ações externas, orientando a fazer melhor gestão do território.

 

O coordenador de projetos da Rioterra, Alexis Bastos, disse que esse trabalho é fundamental para a garantia da sustentabilidade ambiental, a preservação cultural e o desenvolvimento adequado nas comunidades indígenas, respeitando as especificidades e fortalecendo a autonomia na gestão de seus territórios.

 

O analista da Rioterra, Alexandre Queiroz explicou que as comunidades definem as prioridades, envolvendo as áreas como cultura, saúde e geração de renda. “Todas as prioridades e ações são definidas pelos membros das comunidades”, afirmou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS