Vacina contra o câncer de próstata é criada por cientistas brasileiros

As reações imunológicas podem ser resultado da interação antígeno-anticorpo

Vacina contra o câncer de próstata é criada por cientistas brasileiros

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Estudos mostram redução na reincidência da doença e na taxa de mortalidade. Nos testes, a reincidência do câncer caiu de 36,8% para 11,8% após a aplicação da vacina. Porém, o médico e pesquisador Fernando Kreutz ressaltou quea a terapia não pode ser usada de forma preventiva. “O paciente tem um sistema imunológico saudável. Ele não fez radioterapia, quimioterapia, ou qualquer outro tratamento que tenha prejudicado a resposta. Além disso, (o paciente diagnosticado com a doença) possui pouco tumor. Então é o momento ideal para que o sistema imunólogico vá e destrua as células que lá estão”, afirmou.

 

Apesar de não possuir ainda uma data de distribuição geral do tratamento para pacientes que enfrentam a doença, os cientistas envolvidos discutem com a Anvisa a possibilidade de disponilizar a vacina rapidamente.

 

Imunoterapia: método experimental

 

Imunoterapia é um tratamento que promove a estimulação do sistema imunológico por meio do uso de substâncias modificadoras da resposta biológica. As reações imunológicas podem ser resultado da interação antígeno-anticorpo ou dos mecanismos envolvidos na imunidade mediada por células. Há dois tipos de imunoterapia, de acordo com as substâncias utilizadas e seus mecanismos de ação.

 

Na imunoterapia ativa, substâncias estimulantes e restauradoras da função imunológica (imunoterapia inespecífica) e as vacinas de células tumorais (imunoterapia específica) são administradas a fim de intensificar a resistência ao crescimento tumoral. Já na imunoterapia passiva ou adotiva, anticorpos antitumorais ou células mononucleares exógenas (de origem externa) são administradas, com o objetivo de proporcionar capacidade imunológica de combate à doença. A imunoterapia ainda é um método experimental. É preciso aguardar resultados mais conclusivos sobre sua eficácia e aplicabilidade clínica.

 

Com informações da TV Record

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS