CRISE HÍDRICA: Porto de Porto Velho pode normalizar movimentação de cargas ainda este mês

Rondoniaovivo ouviu Fernando Parente, diretor presidente da Sociedade de Portos de Porto Velho, que projeta normalização das atividades - interrompidas desde setembro

CRISE HÍDRICA: Porto de Porto Velho pode normalizar movimentação de cargas ainda este mês

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o recente aumento gradual do nível do Rio Madeira, o transporte de cargas no Porto de Porto Velho deve retomar sua plenitude ainda no mês de novembro, segundo Fernando Parente, diretor presidente da Sociedade de Portos de Porto Velho (SOPH). O Rondoniaovivo entrevistou o presidente nesta terça-feira (05). 
 
‘A crise hídrica vem mais ou menos desde meados de julho, mas já vem gerando efeito um pouco antes. As ações que geralmente a gente [do Governo e da SOPH] toma no período da baixa do rio foram antecipadas’, contou o presidente - em referência a suspensão da navegação noturna no Rio Madeira.
 
Como contou o jornal, no dia 11 de julho a Marinha publicou uma portaria que restringiu o trânsito de embarcações no Rio Madeira durante o período noturno por um prazo indeterminado. Por causa da seca, comboios e demais embarcações estavam impedidos de navegar durante a noite no trecho que compreende Porto Velho (RO) a Novo Aripuanã (AM).
 
‘Na época da estiagem, a navegação noturna normalmente é proibida em agosto. Foi antecipada [este ano]’, contou. Parente também chegou a mencionar a redução na capacidade de transporte das embarcações que ainda conseguiam navegar pelo rio. Embarcações que, por exemplo, transportavam até 2 mil toneladas por barcaça, passaram a transportar com um alívio de carga, carregando 'apenas' 600 toneladas. ‘Isso é um problema sério com relação ao custo da mercadoria da carga transportada’, disse. 
 
Apesar do parâmetro histórico observado muito recentemente no rio, o nível da água voltou a subir. Segundo dados do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), de 23 de outubro - quando o Madeira registrou uma cota mínima histórica de 30 cm e a movimentação de cargas foi interrompida -, até o presente dia da publicação deste texto o nível da água subiu 126 cm.
 
 
GRÁFICO: Cota do Rio Madeira vem aumentando lentamente / Captura de tela de SGB.
 
Mesmo que essa cota ainda caracterize uma seca intensa, a previsão de Parente é de que ‘até o dia 15 [ou] até o final de novembro o Porto esteja na plenitude para o transporte de cargas.’
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS