CRISE CLIMÁTICA: Porto parado pode encarecer tudo na capital

Por causa da seca, movimentação de mercadorias (incluindo granéis sólidos, líquidos e cargas gerais) foi afetada

CRISE CLIMÁTICA: Porto parado pode encarecer tudo na capital

Foto: Reprodução via 'Portos e Navios'

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por causa da seca, o porto marítimo de Porto Velho (RO) está paralisado desde segunda-feira (30). A pausa, apesar de temporária, pode encarecer todas as mercadorias (incluindo granéis sólidos, alimentos e combustíveis) que dependem do transporte aquaviário para chegar ao mercado consumidor. 
 
De acordo com a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), que administra o porto, a severa estiagem tem prejudicado o tráfego de embarcações.  
 
Diversas balsas tem encalhado ao longo do rio Madeira devido à formação de bancos de areia e exposição de pedrais. Essa paralisação afeta, principalmente, a movimentação de granéis sólidos, como milho, soja e fertilizantes, além de granéis líquidos, como massa asfáltica e biocombustíveis, e cargas gerais, incluindo alimentos, bebidas e veículos. 
 
A seca alterou a forma de transportar. Transportadoras responsáveis pelo frete de combustíveis movimentam as embarcações com apenas metade do abastecimento, o que encarece o frete – e consequentemente, pode afetar o preço nos postos. 
 
Moradores da região do Baixo Madeira ouvidos por Rondoniaovivo contaram para reportagem que já sentem o efeito da crise climática nos preços de mercadorias para alimentação. Como contou o jornal O Globo, a inflação de alimentos consumidos no domicílio está prevista para fechar em 2024 acima de 6%, de acordo com economistas. 
 
Além de afetar o frete (e consequentemente, o preço) de produtos, a seca de 2024 também reduziu a produtividade de culturas importantes para Rondônia, como a soja, conforme apontado por um relatório elaborado pelo Bradesco.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS