COLUNA SEMANAL: Visita do casal Bolsonaro mostrou que apoio a ele já foi bem maior em RO

A passagem do ex-presidente foi o assunto da semana e a coluna faz a análise desse episódio; juíza Euma Tourinho, vai para cima na busca pela prefeitura da capital; Mariana Carvalho abraça o bolsonarismo e veja muito mais

COLUNA SEMANAL:  Visita do casal Bolsonaro mostrou que apoio a ele já foi bem maior em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


Casal Bolsonaro

 

E o casal Bolsonaro, Jair e Michele, passaram por Rondônia na última semana. A primeira cidade visitada pela dupla foi Ji-Paraná. Na segunda maior cidade do Estado, o roteiro teve recepção no aeroporto, na quarta-feira(25), no início da tarde, e comício à noite para apoiar o candidato a prefeito do Partido Libera(PL), Afonso Candido e os outros nomes para vereador. O encontro contou com a nata do bolsonarismo em Rondônia, representada pelos senadores Marco Rogério e Jaime Bagatolli. Além do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL).

 

Afastado pela Justiça

 


Ji-Paraná vive uma situação onde o ‘mito’ tem que escolher entre dois apoiadores seus. Além de Afonso Cândido(foto), o atual prefeito Isau Fonseca(foto) é bolsonarista de carteirinha. Mas o coração pendeu para Afonso Cândido, tanto que no discurso, Bolsonaro não mediu palavras contra Isau, que tem o apoio do Governador Marcos Rocha. “É uma alegria ver todos vocês. Estou aqui para firmar meu compromisso com o nosso futuro prefeito Affonso Cândido. E só não melhoramos, porque fazemos escolhas erradas. Você até pode errar o seu voto no candidato a prefeito, mas votar novamente em uma pessoa que deve para justiça já começa errado. Quem deve tem que ser afastado pela justiça ou, na eleição, por vocês. Ji-Paraná terá uma história diferente com Affonso, prefeito de Ji-Paraná”, declarou  o ex-presidente. As palavras de Bolsonaro pareciam que ele estava fazendo uma leitura dele pŕoprio, pois, está inelegível e tem vários inquéritos correndo na Justiça contra ele. Vai entender! 



Cansaço

A visita de Jair e Michele Bolsonaro a Ji-Paraná mostrou que mesmo no interior de Rondônia, o bolsonarismo já está dando sinais de cansaço. A direita e a extrema direita rondoniense lutaram e muito para mostrar que o apoio ao ex-presidente continua forte nas cidades mais distantes da capital, mas a realidade foi outra. Ao que parece, o bolsonarismo continua tendo a simpatia de uma boa parcela da população, resta saber se em Ji-Paraná ele conseguirá transferir votos para Afonso Candido. Esse será o principal termômetro do bolsonarismo na BR 364.


Tour


O tour dos Bolsonaros por Rondônia passou por todas as cidades ao longo da BR 364, de Ji-Paraná à Porto Velho. Na passagem por Jaru, admiradores do ex-presidente se aglomeraram para saudá-lo. Em Ariquemes, a prefeita Carla Redano(foto), que concorre à reeleição, teve o apoio do ex-presidente. Mas o ponto alto e mais esperado, era o comício dele em Porto Velho, para declarar apoio à candidata a prefeita, Mariana Carvalho.


Porto Velho


Na capital, a avenida Santos Dumond, próximo ao Espaço Alternativo, foi fechada para que Bolsonaro, Michele, Mariana Carvalho e outras figuras que compõem a atual leva de políticos rondonienses pudessem estar perto do ex-presidente. Fontes consultadas pela coluna afirmaram que Bolsonaro não estava nada contente com a quantidade de pessoas que foram prestigiar a passagem dele pela capital rondoniense. Estavam esperando 100 mil e só apareceram 10 mil, disseram.


Só ódio


Durante a fala de Bolsonaro, ele insistiu na mesma retórica de sempre, a de atacar sem nada a oferecer. Uma fórmula já cansada e que não impressiona o portovelhense, que é um eleitor diferenciado dos do interior. Ele não poupou adjetivos pejorativos contra o ex-governador e atual senador Confúcio Moura, dizendo que é petista e que só pensa nele. Outra pérola do discurso de Bolsonaro foi comparar a atual primeira-dama, Janja da Silva, com Michele Bolsonaro. Desnecessário! Mas vindo de Bolsonaro nada espanta!


Bolha


Michele Bolsonaro ao discursar mostrou que, a exemplo do marido, o discurso deles envelheceu e estava ainda mais vazio, sem nada de novo. Ambos se mostraram medíocres nas falas, porém, diziam o que os bolsonaristas gostam de ouvir. Ou seja, falaram para a bolha de apoiadores!


Inelegível


A prefeitável Mariana Carvalho(União Brasil) discursou e enalteceu Bolsonaro, chamando-o de presidente e prometendo que, em 2026, vai para as ruas pedir votos para elegê-lo novamente. Não devem ter avisado à ela, ou devido a emoção do momento, que o ex-presidente está inelegível até 2030 e com poucas chances de reversão. A candidata, ao que parece, abraçou as posições bolsonaristas para garantir a sobrevivência política, resta saber se o eleitor de Porto Velho vai querer abraçá-la enrolada nesse pacote com selo de Jair Bolsonaro. O próximo dia 6 de outubro dará a resposta.

 

Desafio

 

Nessa visita de Bolsonaro à Rondônia, quem está se dando bem é o ex-senador Ernandes Amorim, que lançou um desafio aos rondonienses. Ele disse que daria um carro zero, para quem mostrasse uma obra do ex-presidente em nosso Estado. Como ninguém apareceu para mostrar o que Bolsonaro fez por Rondônia, ele continua sem ter que pagar o carro novo. Ou seja, não precisou mexer no bolso!
 

Guinada Mariana


Mariana Carvalho nasceu no PSDB e abandonou o ninho tucano e foi para o Republicanos, em 2022. De lá, migrou para o União Brasil, onde se ajeitou no, por enquanto, ninho do bolsonarismo. Imagine eleitor o que não deve estar pensando Fernando Henrique Cardoso, José Serra e, se estivessem vivos, Mário Covas e Franco Montoro que fundaram o partido em 1988, com essa guinada conservadora e fora dos ideais tucanos, dada pela ex-grande promessa do partido em Rondônia?

 

Sinal de alerta


A Coluna manteve contato com uma fonte de dentro da campanha de Mariana Carvalho e a informação é de que o sinal de alerta foi aceso com a maior intensidade possível. O motivo são os números da última pesquisa do Instituto Phoenix de Pesquisa, encomendada pela empresa ABC Publicidade e divulgada na quarta-feira, 25. Segundo o levantamento, Mariana Carvalho (União Brasil) tem 50,06% das intenções de voto contra 22,64% do segundo colocado, o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos). Uma pesquisa mostra o cenário do momento e o momento anda mudando muito rápido nessa eleição. Sendo assim, apesar de estar na frente, os assessores da candidata do prefeito Hildon Chaves começam a perceber que haverá segundo turno e, aí, mora o perigo. Será que ela está preparada para a pressão de um debate? Fica com você, leitor, essa resposta!


Agressiva

 


Quem assumiu uma postura mais agressiva nessa reta final da campanha pela Prefeitura de Porto Velho, indo para o tudo nada, é a candidata juíza Euma Tourinho(foto). O programa de TV está mais agressivo e ela elegeu um alvo: Mariana Carvalho. E parece que está dando resultado. Já se ouve nas rodas de conversas, um ou outro, dizendo que vai votar na juíza. 


Patricinha X Patricinha

 

Mas Euma exagera na dose, quando chama Mariana de Patricinha. Esse termo é designado para mostrar meninas jovens e mimadas, como no filme 'As Patricinhas de Beverly Hills'(foto) que sempre tiveram de tudo do bom e do melhor e são de famílias abastadas. Partindo desse conceito, Euma também pode ser considerada Patricinha, afinal, a família Tourinho já foi uma das mais influentes de Rondônia até os anos 90. O grupo Tourinho era um conjunto de empresas que reunia desde gráfica, jornal a concessionária de veículos. Assim, a juíza ao fazer essa comparação para pegar em Mariana, está também falando dela mesma! Concorda, leitor?

 


E o Léo?

 

 

Nessa briga das patricinhas, quem está sumindo e mostra que já sentiu que o jogo não está mais dando para ele, é o ex-deputado Léo Moraes. A campanha está fria e aquele Léo de outras disputas eleitorais desapareceu. Os motivos são os mais variados. Porém, a questão financeira para concorrer é um grande obstáculo para o candidato do Partido Podemos. Isso são os resultados finais da campanha. Uns caem na real e pensam em quem apoiar no segundo turno e outros preferem queimar todos os cartuchos até o resultado final.

 


Orgulho de RO

 

Saindo da política, vamos parabenizar o médico rondoniense, Cipriano Ferreira Junior. Ele, que é professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia, foi vencedor do prêmio nacional de dermatologia. Ele foi premiado com a melhor tese de doutorado do Brasil em dermatologia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele participou do Programa Conexão Rondoniavivo com o jornalista Ivan Frazão, onde falou sobre a importância dessa premiação para a medicina feita em Rondônia. Assista a conversa aqui.


 

Escultura

 

Quem também esteve no Conexão Rondoniaovivo foi o escultor Cássio Ribeiro. Na entrevista com o jornalista Ivan Frazão, ele apresentou alguns dos trabalhos e explicou como é a arte de fazer esculturas. Uma conversa sobre arte muito interessante. Assista nesse link.

Direito ao esquecimento
Cadeirada Datena — Marçal; vale tudo no UFC das eleições?
Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS