ATENÇÃO: Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Em 28% das escolas, uso do dispositivo por estudantes é proibido

ATENÇÃO: Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Foto: iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio têm regras para o uso de celular pelos alunos, permitindo o uso apenas em locais e horários específicos. 
 
Em 28% das escolas, o uso é totalmente proibido, conforme a pesquisa TIC Educação 2023 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada na última terça-feira (06).
 
A pesquisa entrevistou 3.001 gestores de escolas urbanas e rurais e revelou um aumento no controle do uso de celulares. Nas escolas com alunos mais jovens, a proibição do uso de celulares aumentou de 32% em 2020 para 43% em 2023. 
 
Nas escolas que oferecem até os anos finais do ensino fundamental, essa proibição passou de 10% para 21% no mesmo período. 
 
Apenas 8% das escolas de ensino médio proíbem o uso de celulares, de acordo com o levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
 
Além das regras sobre celulares, mais escolas estão limitando o uso de Wi-Fi pelos alunos. Em 58% das escolas com internet, o acesso ao Wi-Fi é restrito por senha, e apenas 26% permitem que os alunos usem a rede. 
 
Entre 2020 e 2023, a proporção de escolas que liberam o Wi-Fi para os alunos caiu de 35% para 26%, enquanto as que restringem o acesso aumentaram de 48% para 58%.
 
O acesso à internet nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil chegou a 92% em 2023, comparado a 82% em 2020. Nas áreas rurais, o acesso subiu de 52% para 81%, mas apenas 65% das escolas rurais disponibilizam internet aos alunos. 
 
Nas escolas do interior, a conectividade aumentou de 79% para 91%, enquanto nas capitais manteve-se em 98%. As escolas municipais e públicas também mostraram crescimento na conectividade, de 71% para 89% e de 78% para 91%, respectivamente.
 
Para além do acesso à internet, é crucial que as escolas tenham dispositivos digitais suficientes para fins pedagógicos. 
 
Nas escolas rurais, a disponibilidade de computadores aumentou de 63% em 2020 para 75%. No entanto, 42% das escolas municipais relataram não ter computadores para os alunos.
 
As escolas urbanas geralmente têm menos acesso à internet em espaços administrativos e pedagógicos. Apenas 40% das bibliotecas ou salas de estudo nas escolas pesquisadas têm conectividade, enquanto 73% das escolas estaduais e 72% das particulares possuem internet nesses espaços.
 
A conectividade nas salas de aula aumentou entre 2020 e 2023 nas escolas municipais, de 60% para 82%, e nas estaduais, de 63% para 80%, aproximando-se das escolas privadas, que tinham 88% em 2023. 
 
No entanto, a disponibilidade de laboratórios de informática com acesso à internet nas escolas municipais caiu de 25% para 22% no mesmo período. As escolas estaduais possuem 65% desses laboratórios, comparado a 42% nas escolas particulares.
 
*Com informações de Luiz Cláudio Ferreira - Agência Brasil
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS