CALAMIDADE: Governo Federal decreta emergência em RO por seca antecipada

Segundo Defesa Civil, nível do Rio Madeira baixa em média, de 20 a 30 centímetros por dia

CALAMIDADE: Governo Federal decreta emergência em RO por seca antecipada

Foto: Reprodução da Internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um decreto do Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Porto Velho e em 17 outros municípios de Rondônia devido à estiagem antecipada. 
 
A água que a ribeirinha Alcinete Nunes utiliza nas tarefas domésticas vem do Rio Madeira, que também fornece peixes para sua família. Contudo, a seca está fazendo o leito do rio se afastar cada vez mais.
 
"Não estamos conseguindo pescar porque o rio está seco. E daqui para frente, como vamos viver? Não temos poço, a única água que temos é a do rio", comentou Alcinete.
 
A Defesa Civil de Porto Velho está auxiliando 17 comunidades ribeirinhas na capital de Rondônia, afetando pelo menos 400 famílias devido à seca do Madeira.
 
"Estamos planejando para atender essa população ribeirinha. Nosso plano de distribuição de água está previsto para agosto, quando a estiagem estará mais severa", explicou Anderson Luís, gerente operacional da Defesa Civil.
 
Perto da comunidade de Belmont, o Madeira está dividido ao meio: de um lado, ainda há um canal navegável, mas na margem direita do rio, só se vê areia.
 
Segundo a Defesa Civil, o nível do rio tem baixado de 20 a 30 centímetros por dia. Nesta sexta-feira, o Rio Madeira estava a 3,5 metros. 
 
Na última segunda-feira (22), o nível era de 2,9 metros, representando uma redução de 60 centímetros, o dobro do que vinha sendo registrado até então. Atualmente, o nível está 3 metros abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS