Durante o evento será lançado o livro ‘Contra o Sionismo’, do jornalista paulista Breno Alman
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para discutir a crise causada pela guerra entre israelenses e palestinos, instituições ligadas a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promovem, nesta terça-feira (18), a partir das 18 horas, no auditório da UNIR Centro, um evento aberto para a comunidade em geral para trazer esclarecimentos sobre a geopolítica da disputa entre o Estado de Israel e a Palestina, concentrados na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. A guerra é considerada mundialmente como um genocídio, considerando a possibilidade intencional de extermínio do povo palestino que resiste nos territórios.
O jornalista paulista Breno Alman é o autor do livro ‘Contra o Sionismo’ e um dos convidados para participar dos debates. Ele considera o conflito entre Israel e Palestina como um sistema imperialista e quanto a resistência de palestino como uma luta pela existia e manutenção étnica. O Sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel em território palestino.
Outro convidado que estará no evento é Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) que defende a laicidade e manutenção de um território palestino dentro do espaço que possui representações culturais e históricas para o povo. Ele considera a guerra entre Israel e o Hamas como extremismo que busca o extermínio étnico dos palestinos.
Ualid Rabah disse que sobre os impactos da guerra para a comunidade árabe palestina no Brasil, o conflito traz a sensação de perda do sentimento de histórico com a destruição de estruturas que tem representações culturais e históricas, o medo da perda de parentes próximos, e a instabilidade de futuro nacional diante “da matança de palestinos e extermínio do povo palestino tanto na Cisjordânia quanto na Faixa de Gaza”.
O professor Vinicius Nogueira, docente de Medicina na Unir, considera que este evento aberto ao público será fundamental sobre a compreensão de direito do Estado Palestino. Considera que é urgente a necessidade de promover o fim do conflito e definir a geopolítica e territorial do povo palestino.
A professora Marilza Miranda, presidente da Adunir, destacou que a UNIR já vinha realizando eventos internos sobre o tema e que a abertura das discussões para a comunidade promoveu grande interesse, tendo a confirmação de participação de pessoas da capital e do interior de Rondônia, o que demonstra que a causa palestina desperta interesse geral.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!