SUSTENTABILIDADE: Porto Velho terá 10 ecopontos para receber materiais recicláveis

Previsão de instalação de locais para descarte é janeiro de 2024

SUSTENTABILIDADE: Porto Velho terá 10 ecopontos para receber materiais recicláveis

Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade - GO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após o encerramento das atividades do lixão da Vila Princesa em novembro deste ano, um plano para a implementação de "ecopontos" foi desenvolvido em Porto Velho, visando apoiar os catadores que anteriormente dependiam financeiramente do referido lixão.

 

Esses locais têm a finalidade de facilitar a coleta de resíduos recicláveis que já foram separados.

 

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está prevista a instalação de 10 pontos de coleta na cidade. Detalhes sobre a localização exata ainda não foram definidos, mas a distribuição será principalmente em áreas públicas de fácil acesso nas zonas Leste, Norte e Sul de Porto Velho.

 

Quanto à previsão de funcionamento, encontra-se em andamento a análise para licenciamento, com a expectativa de que esses ecopontos estejam operacionais até o final de janeiro de 2024.

 

Os materiais que podem ser descartados nos ecopontos incluem papel, papelão, plástico, latas, entre outros, que podem ser aproveitados tanto pelos catadores quanto pelo meio ambiente.

 

A população em geral será incentivada a destinar nesses pontos os materiais recicláveis provenientes de resíduos domiciliares.

 

A destinação dos materiais coletados será direcionada para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com ênfase em beneficiar os catadores residentes na Vila Princesa, proporcionando-lhes materiais já limpos e selecionados.

 

A Secretaria ressalta a importância de descartar os materiais da maneira adequada e no local indicado para cada tipo, enfatizando a relevância de manter os materiais o mais limpo possível para otimizar o potencial econômico dos catadores.

 

Essa iniciativa não apenas beneficiará o meio ambiente, mas também terá impacto positivo na comunidade de catadores da Vila Princesa, segundo a prefeitura da capital.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS