A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) continua atenta para a situação da pandemia da Covid-19 e, mesmo com o
fim da emergência sanitária decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no último mês de maio, mantém orientações para que a comunidade universitária continue a se proteger, pois a própria OMS, e também o Ministério da Saúde do Brasil, alertam que a pandemia não acabou. Por tal motivo, e considerando alertas sobre pico de contaminações em alguns países, possivelmente fruto de novas variantes ou subvariantes, lembra que alguns cuidados ainda precisam ser mantidos, recomendando a devida assepsia das mãos, uso de máscaras em lugares fechados e em aglomerações e, sobretudo, atualização do esquema vacinal.
O uso de máscaras na UNIR foi flexibilizado no começo de 2023, pela
Resolução 83/2023/GR/UNIR, de 1º de fevereiro de 2023, depois do arrefecimento do quadro de epidemia, mas mantém recomendações e deveres que precisam ser atendidos, e se aplicam às mudanças atuais do vírus responsável pela Covid-19.
“Precisamos lembrar sempre sobreas determinações e recomendações sobre os cuidados que precisam ser mantidos ou restabelecidos, sobretudo em situação de sintomas gripais. Há uma tendência das pessoas, com o passar do tempo, de relaxarem os bons hábitos adquiridos no início da pandemia, mas os especialistas nos alertam que precisamos ficar atentos”, declarou o vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro.
A Portaria 83 em vigência prevê que o uso de máscaras em todas as unidades da Universidade é facultativo, mas recomenda que a proteção seja mantida em ambientes fechados e em locais onde haja aglomeração de pessoas. Além disso, a mesma portaria prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras por todas as pessoas que apresentem sintomas gripais, independente do espaço da UNIR em que estejam. Um dos deveres estabelecidos pela Portaria 83 é para que os servidores que apresentarem sintomas gripais, ou que estiverem sob suspeita de contaminação por Covid-19, informem as suas chefias imediatas e sigam estritamente as recomendações médicas referentes aos seus casos.
As recomendações presentes da Portaria 83 são de fundamental atenção, especialmente diante das novas variantes do coronavírus responsável pela Covid-19. Os cuidados de higienização e de cuidados pessoais para evitar a transmissão já previstos na UNIR são, neste momento, necessários e considerados suficientes. No entanto, a mesma Portaria prevê alterações a partir da mudança do cenário de pandemia.
Para garantir o uso de máscaras, a Universidade disponibiliza – por meio do setor de almoxarifado – máscaras, que devem ser solicitadas pelas chefias imediatas para serem entregues aos que necessitarem ou solicitarem. Outra das recomendações presentes na Portaria 83 é pela manutenção do hábito da correta higienização das mãos, e do uso frequente de álcool em gel. Além disso, é preciso também se atentar que a obrigatoriedade de comprovar a vacinação contra a Covid-19 está mantida, conforme
Resolução Consun Nº 437, de 25 de agosto de 2022.