SEGURANÇA: Como se proteger contra ataques cibernéticos; confira dicas

Privacidade na era digital é assunto capcioso para todos os internautas

SEGURANÇA: Como se proteger contra ataques cibernéticos; confira dicas

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última semana, o interrogatório de Walter Delgatti, apontado como hacker da Vaza Jato, virou a atenção para uma questão capciosa e costumeira da era digital: a cibersegurança. O universo dos delitos digitais é extenso e complexo. Existem crimes, ataques e motivações diferentes. 
 
Um levantamento, de 2020, da Kaspersky mostrou que um em cada oito usuários de internet no Brasil acessou, de abril a junho deste ano, ao menos um link que o direcionou a páginas maliciosas. Isso dá 13% do total —um índice acima da média mundial, que é de 8,6%. Assim, o Brasil se tornou a quinta posição mundial com a maior proporção de usuários atacados.
 
Evite ser convocado para uma CPMI e confira, a seguir, as dicas do Rondoniaovivo para não cair ‘feito um patinho’ em ataques cibernéticos;
 

Use senhas fortes
Combine letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais ($#@*) para dificultar a descoberta de sua senha de possíveis invasores. Uma senha forte deve conter, no mínimo, oito caracteres. É bom evitar repetir números e datas de aniversário.
 
Use a autenticação de dois fatores
Alguns sites e apps permitem ser configurados para exigir que o usuário prove a identidade de quem está querendo acessar o programa. Nesse caso, é pedido uma senha e um código, a ser enviado via SMS, telefone ou aparelho de token. A autenticação de dois fatores é indispensável para e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram. 
 
Seja cauteloso nas redes
Evite publicar informações sensíveis nas redes sociais, como local de trabalho e estudo. O que está sendo compartilhado pode ser acessado por desconhecidos, e estas informações podem ser usadas contra você.
 
Mantenha os aplicativos atualizados
A cada atualização de aplicativos, as empresas de tecnologia aprimoram falhas de segurança detectadas anteriormente. Deixar de atualizar os aplicativos, como Whatsapp e Instagram, pode deixar os perfis mais vulneráveis a ataques. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS