O Laboratório de Sistema de Microprocessados do curso de Engenharia Elétrica da UNIR, Campus de Porto Velho, recebeu 46 monitores para computador, seis notebooks e mais seis kits de experiências e pesquisas. Os equipamentos foram adquiridos por meio do edital interno da Prograd, de 2022, para reestruturação, adequação e modernização dos laboratórios didáticos de ensino que atendem às disciplinas práticas dos cursos de graduação da Universidade.
Além dos equipamentos que foram formalmente recebidos pelo DAEE no dia 19 de julho, ainda serão ser entregues os computadores para completar as bancadas de pesquisa do Laboratório de Sistema de Microprocessados, que atende a pelo menos quatro disciplinas práticas do curso de Engenharia Elétrica. Mais do que uma modernização do laboratório, os equipamentos adquiridos contribuem para a melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, para a consolidação do curso.
“As empresas trabalham com equipamentos de ponta. Por isso, é importante renovar periodicamente o laboratório de ensino do curso, pelo menos a cada quatro anos, porque os alunos irão encontrar esses equipamentos no mercado de trabalho e precisam ter a experiência prática na universidade”, afirma o professor Ciro Egoavil Montero, docente do curso Engenharia Elétrica (DAEE/UNIR) e coordenador do laboratório.
Conforme explica o professor Ciro, no laboratório são desenvolvidos, entre outras pesquisas, projetos elétricos para sistemas embarcados de controle de equipamentos eletrônicos. “Sistemas embarcados são circuitos que controlam o funcionamento de uma máquina. Eles estão presentes em diversos equipamentos eletrônicos, desde os domésticos e industriais, como as centrais de ar e micro-ondas, nos carros e até em equipamentos militares, como os mísseis”, disse. Depois de elaborar os projetos, os alunos aprendem a montar os circuitos e fazer simulações, observar os dados, avaliar o desempenho e os resultados obtidos nas pesquisas.
Créditos: UNIR
Atenção a laboratórios de ensino – Como explicou a pró-reitora de Graduação da UNIR, Verônica Cordovil, os equipamentos que estão sendo entregues agora são resultado do edital voltado exclusivamente para equipar laboratórios didáticos dos diversos cursos da UNIR. “As propostas acolhidas no ano passado estão sendo efetivadas agora, e o objetivo é ter, ainda em 2023, um novo edital para atender aos laboratórios que não foram contemplados, ou não tiveram propostas apresentadas”, explicou a pró-reitora, que acompanhou a entrega dos equipamentos ao DAEE.
O vice-reitor Juliano Cedaro, que está no exercício da Reitoria da UNIR, destacou que “por se tratar de demanda constante dos cursos de graduação, o buscamos garantir é que os editais para equipamentos também sejam constantes, de modo que todas as unidades sejam contempladas. Para isso seguimos em busca de recursos além daqueles destinados ao orçamento anual da Universidade, para que possamos avançar ainda mais na estrutura oferecida aos cursos da UNIR”.