DESCASO: Estudantes da UNIR denunciam precariedade do transporte público

Dezenas de alunos da Universidade Federal de Rondônia são prejudicados pela ineficiência dos ônibus da COM Porto Velho; 'Podre, horrível e decadente', afirma um dos discentes

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Calor, raiva e vontade de desistir do curso. Estas são apenas algumas das sensações que os estudantes da Universidade Federal de Rondônia sentem ao entrar no ônibus 211 - Campus UNIR. Na noite desta segunda (26), o rebu, que não é novidade, se instalou novamente nas paradas de ônibus do campus José Ribeiro Filho. 
 
Dezenas de estudantes relataram dificuldade de utilizar o transporte público, que é de responsabilidade da empresa COM/JTP Transportes e gerido pela Prefeitura de Porto Velho. 
 
‘O número de estudantes aumenta, mas eles [a COM PVH e a Prefeitura] não aumentam a quantidade de ônibus’, afirma Lívia Poubel, estudante de matemática da UNIR. 
 
A UNIR é a única universidade federal de Rondônia, e também a única instituição pública de ensino superior no estado. Os estudantes, que aumentam a cada processo seletivo, estão fartos da falta de assistência estudantil e da ineficiência do transporte.
 
‘É podre, horrível e decadente, concluiu Poubel, indignada.
 
Os estudantes também denunciaram a precariedade da infraestrutura dos ônibus. Sete entre os dez entrevistados pelo Rondoniaovivo, afirmam que passam calor dentro do 211/Campus UNIR.
 
‘Me sinto uma sardinha. Não dá nem vontade de ir [para a faculdade] com um ônibus desse. O ar-condicionado nunca funciona’, disse um estudante do curso de jornalismo da universidade federal. 
 
É fácil avistar um ônibus 211/Campus UNIR lotado rodando pelo centro da capital, difícil mesmo é subir em um ‘211’, seja ele lotado ou não. Os estudantes da UNIR afirmam que até mesmo quem paga a passagem não consegue entrar na condução.
 
‘De dia, o fluxo é ainda mais intenso. Isso sem contar os alunos da comunidade da Vila Princesa. Ontem mesmo, o jovem não pôde ir devido a lotação, e o mesmo já tinha pago a passagem’, afirmou Sharon Wayne, estudante de jornalismo e que diariamente passa sufoco com os ônibus da capital.
 
Um dos estudantes, Vinícius Gonçalves, afirma que a decadência do transporte acaba afetando a educação dos universitários.
 
‘Alguns professores são muito carrascos e não aceitam atraso. Um amigo meu já levou falta porque o ônibus quebrou no meio do caminho e a gente se atrasou para a aula. Saímos de casa antes das 06:00 e só chegamos na UNIR depois das 08:00’, afirmou Vinícius. 
 
Outra estudante, também do curso de jornalismo e que preferiu ficar anônima, declara que a insuficiência da linha 211 afeta a qualidade de vida de todos os passageiros.
 
‘O ônibus demora. O último horário é 23:00. Leva mais de meia hora pra chegar da UNIR até o centro da cidade. Já cheguei em casa pra lá de meia noite. Eu chego no campus às 19h/19:30 e só consigo chegar em casa pela 00:00. Não tem cabimento’, afirmou a estudante. 
 
A redação entrou em contato com a COM PVH, com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN), com a Prefeitura de Porto Velho com a Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e a Ouvidoria da universidade, por e-mail, telefone e mensagem.
 
A DAE se prontificou a encaminhar o relato dos estudantes à SEMTRAN, e afirma que ‘eles já se mostraram prestativos antes, realizando adequações na linha’. 
 
A Ouvidoria afirma que a Reitoria irá se manifestar sobre o assunto relatado.
 
O espaço segue aberto para esclarecimentos. Enquanto esperamos as respostas da SEMTRAN, da COM, da Prefeitura e da Reitoria, os discentes continuam enlatados, passando raiva e calor, dentro dos ônibus rumo à universidade. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS