O jovem Athyla Bosco, de 26 anos, natural de Porto Velho, está em uma batalha contra o linfoma: uma doença que afeta os linfócitos, células responsáveis por proteger o corpo de infecções, Ele foi diagnosticado com a doença em 2019, passou por diversos tratamentos, mas infelizmente, não obteve sucesso em nenhum deles.
Agora, a única esperança é um tratamento chamado Car-T Cell, que acaba de chegar ao Brasil. O procedimento consiste em retirar células do próprio paciente, modificá-las geneticamente em laboratório e, em seguida, injetá-las novamente no corpo do doente para combater as células cancerígenas.
“Atualmente eu faço o uso da imunoterapia, mas não tem sido o suficiente para combater a doença. Essa medicação basicamente tem me ajudado a não debilitar tão rapidamente, mas o câncer segue progredindo”, disse.
O tratamento é bastante caro, e Athyla precisa arrecadar três milhões de reais para ter acesso ao Car-T Cell. A família do jovem já iniciou o processo judicial para tentar esse procedimento via SUS, mas o rapaz não tenho condições de esperar até o final do processo judicial.
“No momento, a minha única esperança é ter acesso a terapia Car-T Cell que acabou de chegar ao Brasil. Este que já é um procedimento muito consolidado no exterior. Hoje no país esse tratamento só está sendo realizado em três hospitais da rede privada”, informou Athyla.
Determinado a vencer a doença, Athyla criou uma vaquinha solidária para arrecadar fundos para o tratamento. A campanha já está em andamento, e a família e amigos do jovem estão se mobilizando para ajudá-lo.
“O meu apelo vai para quem já me acompanha e sabe da minha luta, e também para você que está me conhecendo agora e tem o desejo de me ajudar”, finalizou.