Via deveria desafogar trânsito na Imigrantes, onde o tráfego deve piorar com inauguração de conjunto habitacional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em junho do ano passado, ou seja, há um ano e cinco meses, a Prefeitura de Porto Velho anunciou com exclusividade para o Rondoniaovivo, um estudo para a criação de uma nova via expressa que que iria ligar a região do Espaço Alternativo ao Bairro Nova Esperança, na capital.
Pois bem, passado todo esse tempo, o projeto não saiu do papel e o trânsito continua bem complicado naquele ponto da zona Norte da cidade. E a tendência é o tráfego piorar, já que daqui a alguns dias, a própria prefeitura deve inaugurar o conjunto popular Habitar Brasil, com mais de 300 casas, no final da Avenida Rio Madeira.
O plano que não avançou é da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habilitação e Urbanismo (Semur), e segundo o titular à época, Edemir Brasil, o projeto seria uma ideia do prefeito Hildon Chaves (PSDB).
De acordo com ele, em junho de 2021, os estudos de topografia (análise de superfície terrestre e de suas características e formas) e georreferenciamento (divisão de terras), estavam em curso por parte da Semur.
Três projetos
São três pontos que seriam prováveis: Projeto 1 - no final do terreno baldio que abriga os carros na região do Espaço Alternativo; Projeto 2 - no meio do ‘estacionamento’ do espaço de atividades física; e Projeto 3 - na parte inicial do Espaço Alternativo.
Os três ligariam a Avenida Jorge Teixeira a uma rua coletora que também seria criada pela prefeitura e assim distribuiria o trânsito até a Rio Madeira.
Após avaliar, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) deve analisar os projetos e decidir qual o melhor para a construção da via.
Militares
Como trata-se de um estudo (previsão), a área ainda precisa ser doada pela Base Aérea de Porto Velho, que é dona do espaço.
Somente após a liberação, a prefeitura conseguirá construir o novo corredor, onde até o momento, o jornal eletrônico não recebeu a informação se já houve o repasse do terreno ao Executivo municipal.
População da zona Norte deve contar com novo acesso para Espaço Alternativo, que deve desafogar a Avenida Rio Madeira
A Prefeitura garantiu que a via expressa será uma pista de duplo sentido, com iluminação pública, ciclovia e toda sinalização necessária para um tráfego seguro. Apesar do local ser deserto, no projeto ainda não há previsão de implantação de base da Polícia Militar.
O então secretário Edemir Brasil afirmou à época que a iniciativa estava na fase inicial e deveria demorar três meses para a Semtran analisar qual projeto é mais viável. O prazo anunciado venceu em setembro de 2021 e não há nenhum indício de quando será começado e muito menos, terminado.
Respostas
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Comunicação (Secom), apontou que “de acordo com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), o processo está em andamento, aguardando autorização do comando maior da Aeronáutica para a cessão da área para a Prefeitura de Porto Velho”.
E a nota finaliza com a seguinte informação: “A futura avenida cortaria uma área pertencente ao Estado de Rondônia e à União (Base Aérea de Porto Velho). A Semur aguarda os trâmites do processo”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!