PRECAUÇÕES: Sesau alerta para cuidados no Dia Mundial de Combate ao AVC

O acidente vascular cerebral - AVC, conhecido popularmente como derrame, atinge a população independente de idade e gênero

PRECAUÇÕES: Sesau alerta para cuidados no Dia Mundial de Combate ao AVC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O acidente vascular cerebral - AVC, conhecido popularmente como derrame, atinge a população independente de idade e gênero. Nos últimos dois anos foram atendidos em média mais de 1.200 pacientes na urgência do Pronto Socorro João Paulo II por AVC. 
 
 
 
O dia 29 de outubro é alusivo ao combate mundial ao AVC, segundo abordou a médica neurologista Marcia Polin, que atua no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II: “Este ano, o AVC tornou-se a primeira causa de morte no Brasil’.
 
 
 
Existem dois tipos de acidente vascular cerebral, o isquêmico e o hemorrágico, no primeiro ocorre a obstrução da artéria pela falta de sangue em uma parte do cérebro e no segundo um sangramento causado pela fissura na artéria do cérebro.   
 
 
 
A médica explica que a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, colesterol alto, doenças do coração, obesidade, sedentarismo, estresse emocional, tabagismo, consumo excessivo de álcool são fatores agravantes e aumentam o risco de um AVC. 
 
 
 
“90% dos acidentes vasculares cerebrais são evitáveis, sendo essencial a prevenção, com exames de rotina para identificar e tratar de forma antecipada e, consequentemente, reduzir os riscos de incapacidade e mortalidade”, alerta a médica neurologista Marcia Polin.
 
 
 
Jaqueline Arruda, de 36 anos, relata sobre os sintomas do AVC sofrido: “Foi um dos piores dias da minha vida, eu estava no trabalho e meu rosto começou a paralisar, fui levada ao pronto socorro e agora redobro os cuidados com a minha saúde”, conta a paciente.
 
 
 
Em caso de sinais de acidente vascular cerebral, deve-se ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
 
 
 
A especialista explica ainda como identificar um Acidente Vascular Cerebral; “utilizamos a sigla SAMU, que facilita a identificação dos sintomas e se algum sinal for identificado, notadamente pode ser um AVC e deve-se ligar para o SAMU ou procurar um hospital que atenda especificamente este caso, a população não deve esperar melhorar”, evidencia Dra. Marcia. 
 
 
 
COMO IDENTIFICAR UM AVC - TÉCNICAS UTILIZADAS PELO SAMU
 
 
 Sorria
 
(Peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto não mexe).
 
 
 
Abrace
 
(Veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move).
 
 
 
Música
 
(Observe se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras).
 
 
 
Urgente
 
(Chame uma ambulância pelo 192 ou vá a um pronto atendimento especializado).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS