BATALHA: Garota de 13 anos luta para participar de campeonato de jiu-jitsu em SP

Emanuela Mendes é prodígio no esporte e vai participar de Brasileiro em Barueri (SP), mas falta dinheiro para viajar

BATALHA: Garota de 13 anos luta para participar de campeonato de jiu-jitsu em SP

Foto: Emanuela Mendes, de apenas 13 anos, quer participar de Brasileiro de Jiu-Jitsu em Barueri (SP), mas falta dinheiro - Foto: Arquivo Pessoal

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como todo o atleta no Brasil, a história de Emanuela Mendes no esporte de alto rendimento não é diferente. Com a diferença de ser um prodígio no jiu-jistu.
 
Segundo a irmã, Amanda Mendes, por causa da pandemia, ela foi buscar na arte marcial um novo sentido para a vida com tantas notícias ruins e isolamento social.
 
“Ela começou a treinar no final de 2020. Minha mãe percebeu que ela estava muito abatida por causa da pandemia. Aí a levou na academia pra fazer um teste. Ela gostou e ficou. A foto que ela está de costas foi o primeiro quimono que ganhou, bem surradinho”, explicou Amanda. 
 
Primeiro quimono de Emanuela, doado e bastante usado - Foto: Arquivo Pessoal
 
A “mãetrocinadora” Silvana Mendes, que está na batalha para que a filha participe das competições e cresça no esporte, conta ao Rondoniaovivo como está sendo a evolução de Emanuela no dia a dia. 
 
“No início, ela estava indo a três treinos por semana. Em menos de um ano, saiu da faixa branca pra verde. Foi aí que participou do primeiro campeonato dela, no final do ano passado no estadual, onde foi campeã. No início deste ano foi campeã de novo na primeira etapa do Circuito Rondoniense”.
 
A irmã Nalanda Mendes também carrega Emanuela no colo, seja nas vitórias ou se esforçando para que ela cresça no esporte - Foto: Arquivo Pessoal
 
E continua, orgulhosa: “Atualmente ela faz dois treinos por dia, de segunda a sexta e às vezes, tem treino extra no sábado. Além de ser faixa verde acima da idade dela, que só pega com 14 anos. Ela tem 13 e com dois graus nessa faixa. Teve campeonato em Manaus e não foi por falta de recursos. Tá inscrita no Brasileiro, mas falta passagem. Depende de patrocínio ou ajuda”.
 
Gastos
 
A irmã Amanda detalhou como a família está fazendo para juntar dinheiro para a mãe e a irmã atleta viajarem para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que vai acontecer em meados de maio, em Barueri, na grande São Paulo. 
 
“Ela está vendendo bombons, chocolates com minha mãe pra arrecadar fundos. Por meio de algumas doações já conseguiu comprar quimono, fazer inscrição e se filiar. Ela é muito esforçada e ama o esporte que está fazendo. A família está dando maior apoio. Os professores que falaram pra participar do Brasileiro, que tá apta na categoria dela”, comentou.
 
 A campeã está vendendo chocolates para juntar dinheiro e ir competir em São Paulo - Foto: Arquivo Pessoal
 
A mãe está contando as moedas e já tem orçamento pronto para os gastos para a competição: “A viagem pra São Paulo deve ficar em torno de 7 mil reais, já que ela é menor de idade, são duas passagens de ida e volta, para nós duas. Aí tem que pegar Uber até lá, hospedagem, alimentação, deslocamento ao ginásio. Muitos gastos”, pontuou Silvana Mendes.
 
Persistência
 
Como falta um mês para a competição, a dupla precisa correr contra o tempo para arrecadar o valor estimado para o custo da viagem. 
 
Faltando um mês para o campeonato, Emanuela tenta patrocínio de autoridades para levar o nome de Rondônia para o país - Foto: Arquivo Pessoal
 
“Quem quiser ajudar é só entrar em contato pelo (69) 99257-9046, com WhatsApp. Esse é o número da minha mãe, que tá fazendo das tripas coração pra que ela vá nesse Brasileiro. Estamos tentando reunião com vereadores para ver se a gente consegue ao menos as passagens, que são o mais caro no orçamento”, falou Amanda Mendes.
 
Foto de Emanuela com toda a equipe que a acolheu desde o começo da carreira de sucesso no esporte - Arquivo Pessoal
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS