ANIVERSÁRIO: Porto Velho faz 107 anos de instalação sendo ponto estratégico na região Norte

Prefeito Hildon Chaves destaca as melhorias para a população

ANIVERSÁRIO: Porto Velho faz 107 anos de instalação sendo ponto estratégico na região Norte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho, um dos municípios mais importantes da Amazônia, completa 107 anos de instalação neste dia 24 de janeiro. A cidade, que nasceu junto à lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), segue sendo construída por pessoas de diversas localidades.
 
Composta por brasileiros de todas as regiões Brasil, Porto Velho experimenta um desenvolvimento econômico e cultural em franca expansão. A cidade é hoje um ponto estratégico da hidrovia do rio Madeira, uma das mais importantes do Brasil, por onde passa cerca de 70% de toda riqueza produzida em Rondônia, pelo Oceano Pacífico, em direção a outros países.
 
Estrada de Ferro Madeira Mamoré marca o início de Porto Velho
 
AVANÇOS
 
Ao destacar a importância da data e parabenizar a cidade, o prefeito Hildon Chaves fala das muitas fases que Porto Velho passou até chegar ao estágio atual, com o empenho da população, dos servidores do município, bancada federal, estadual e municipal.
 
“Porto Velho vive um momento de euforia, de muita felicidade e de muitas realizações. Um exemplo é o recorde de 250 quilômetros de ruas asfaltadas em nosso primeiro mandato. E mais de 120 quilômetros no primeiro ano da segunda gestão, entre recapeamento e asfalto novo”, explica.
 
Além da infraestrutura, o município também experimenta investimentos em seus distritos e áreas prioritárias. “Implementamos melhorias em todos os distritos e reformas nas escolas e unidades de saúde, entre outros avanços. Porto Velho, hoje, é uma cidade mais limpa, mais humana, mais iluminada, mais humanizada, é uma cidade que entrega cidadania e respeito a todos os porto-velhenses”, afirma.
 
 
Dante Fonseca, professor e historiador
 
DEPOIMENTO
 
Filho de ferroviário, Lord Jesus Brown, de 73 anos, trabalha no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) desde 1972. Ele fala com orgulho desse importante patrimônio histórico e do amor que sente pela cidade e pela lendária ferrovia.
 
Conta que o pai dele, Lord Aynold Brown, natural da colônia inglesa de Granada (atual Barbados), chegou em 1901 para trabalhar na construção da EFMM. Posteriormente, atuou como telegrafista e também ajudava a abastecer as locomotivas na estação construída no distrito de Abunã, onde Lord Brown nasceu.
 
“Quando a gente mudou para a cidade, Porto Velho ainda era muito pequena e terminava na rua Joaquim Nabuco. Tinha muitas carroças. Tudo era precário. E, hoje, vemos o resgate do nosso patrimônio, através da Prefeitura”, afirma.
 
HISTÓRIA
 
Conforme relata o professor e historiador Dante Fonseca, o município de Porto Velho foi criado no dia 2 de outubro de 1914, pelo então governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, já que fazia parte do município amazonense de Humaitá.
 
Em 24 de janeiro do ano seguinte (1915) foi realizada a instalação do município, tendo como primeiro prefeito o major do Exército Brasileiro, Fernando Guapindaia. “A solenidade de instalação aconteceu às 9h, na residência do Intendente Manoel Félix de Campos, localizada no que hoje é a rua Barão do Rio Branco”, disse.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS