INSEGURANÇA: Alunas fazem protesto e denunciam assédio dentro do IFRO, na capital

Segundo elas, a direção do instituto tem se mostrado omissa na punição dos assediadores

INSEGURANÇA: Alunas fazem protesto e denunciam assédio dentro do IFRO, na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Um protesto realizado por alunas do Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), na última quarta-feira (04), na sede da rua Calama, em Porto Velho, denunciou que dentro da instituição estão ocorrendo assédios morais e sexuais. A organização da manifestação foi feita pelo Grêmio Estudantil do IFRO, campus Calama.

 
Elas afirmaram que a direção do Instituto está a par da situação, mas tem se mostrado conivente, por não tomar atitudes contra os denunciados. Entre os cartazes que as estudantes carregavam estavam frases como: "Queremos aulas, não assédio", "Não é não", "Ninguém vai nos calar", "Nunca é culpa da vítima" e "Assediador tire suas mãos de mim". 
 
Estudantes do Ifro usam cartazes com frases para protestar
 
As alunas disseram que o objetivo da manifestação é exigir que a direção da escola implemente ações que visem dar segurança as mulheres que frequentam o local. Elas relataram também que as situações de assédio ocorrem desde 2019 se dão através de toques no corpo ou de palavras por parte de servidores.
 
A direção do IFRO foi procurada pelo Rondoniaovivo e se manifestou através de nota, onde afirmou repudiar quaisquer atos de assédio e reforça o apoio à comunidade acadêmica para apuração de possíveis casos e providências cabíveis. 
 
 
Confira o comunicado oficial, abaixo
 
 
 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), ao considerar o relato de assédio e a mobilização de estudantes promovida em frente ao Campus Porto Velho Calama, vem a público repudiar quaisquer atos de assédio e reforçar seu apoio à comunidade acadêmica para apuração de possíveis casos e providências cabíveis no âmbito administrativo e civil.
 
A denúncia recebida no dia 26 de outubro no referido campus já está sendo apurada pela Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares.
 
Todas as denúncias de importunação e assédio sexual, ou qualquer forma de abuso que venha a acontecer dentro das unidades do IFRO, assim que comunicadas, são apuradas e investigadas por meio de Sindicâncias Investigativas e Processos Administrativos Disciplinares (PADs). Se comprovada a prática ilícita por algum servidor, a penalidade é aplicada conforme a Lei 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais.
 
O Instituto reforça que realiza trabalho preventivo por meio de Ouvidoria, Comissão de Ética e Comissão Permanente de Processos Administrativos, divulgando o Código de Ética do Instituto e discutindo ações e medidas junto aos estudantes e servidores.
 
Reitera-se que são disponibilizados canais institucionais para recebimento de denúncias anônimas sobre comportamentos indevidos de servidores e é ofertado apoio psicoeducacional com equipes multidisciplinares em todas as unidades.
 
Ressalta-se ainda a importância do registro de boletim de ocorrência junto à polícia e canais oficiais como a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, a fim de que agressores sejam investigados e penalizados criminalmente no âmbito civil.
 
O enfrentamento ao assédio sexual e moral deve ser permanente, com amplo amparo às vítimas e responsabilização efetiva de infratores. O IFRO apoia a manifestação em prol da conscientização sobre o assunto, assim como o incentivo à denúncia e o fortalecimento das políticas de prevenção e combate ao assédio, prezando pela ética, dignidade e segurança de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS