DIRETA: Indígena rondoniense faz duro discurso na conferência sobre o clima na Escócia

Txai Suruí é filha do cacique Almir Surui e da ambientalista Neidinha, da Kanindé

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma jovem rondoniense roubou a atenção na abertura da COP26, na última segunda-feira(1), na cidade de Glasgow, na Escócia. Trata-se da indígena paiter-suruí Txai Suruí. Ela fez, em inglês, um discurso rápido, porém, duro e histórico denunciando as ameaças sofridas pelos povos indígenas brasileiros e a destruição da floresta Amazônica.

 

Ela tem um histórico familiar de lutas contra os inimigos das florestas e das comunidades tradicionais de nossa região. O pai dela é o cacique Almir Suruí, uma das mais conhecidas vozes do país pela proteção do meio ambiente e terras indígenas mais conhecidas do país, o cacique Almir Suruí.

 

Ele é alvo de perseguição pelo atual Governo Federal devido as críticas que faz às políticas ambiental e indigenista de Jair Bolsonaro. A mãe de Txai é a ambientalista Ivaneide Cardozo, que está á frente da Kanindé, entidade que luta pela preservação ambiental e das terras dos povos indígenas na Amazônia. Por esses motivos, ela também sofre ameaças de grupos de madeireiros e grileiros.

 

Durante o discurso, Txai Suruí lembrou a luta dos povos indígenas e alertou que as medidas para evitar o colapso do meio ambiente, dos recursos naturais e das mudanças no clima, necessitam serem tomadas urgentemente.

 

“Precisamos tomar outro caminho com mudanças corajosas e globais. Não é 2030 ou 2050, é agora”, alertou.

 

Veja o discurso:

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS