Para muitos, o Dia de Finados (02 de novembro) é para recordar momentos ou ter muitas saudades de quem já não está mais na nossa presença física.
Para outros, uma data para limpar túmulos, jazigos, vender flores, velas, água mineral, guardar carros etc. Horas para ganhar algum dinheiro a mais ou garantir a sobrevivência até o final do ano.
Os cemitérios públicos da capital (Inocentes e Santo Antônio) estarão de portões abertos a partir das 06 da manhã e vão até 18 horas (com possibilidade de irem até 18:30, dependendo do fluxo de pessoas).
Segundo Gilson Morais, gerente da divisão de cemitérios da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), responsável pelas necrópoles portovelhenses, haverá missas em ambos os locais às 09 e 17 horas, com igrejas evangélicas realizando cultos logo após as celebrações católicas.
Ele aponta terá controle de tráfego feito pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran).
“Haverá barreiras próximas aos cemitérios, onde só será permitida a entrada de veículos de pessoas idosas, com problemas de locomoção, doentes ou deficientes”.
Ainda de acordo com o representante da Prefeitura, com o alto número de furtos de adereços de túmulos e jazigos, os familiares devem procurar as administrações dos campos-santos para comunicar qualquer anormalidade.
“Com o valor alto dos metais, como latão e cobre, muitas placas e cruzes foram levadas por criminosos. Nós vamos orientar a todos sobre o que fazer. Também pedimos a colaboração dos frequentadores para que mantenham as áreas dos cemitérios limpos”, comentou Morais.
Áreas privadas
Um cemitério particular que fica em frente ao campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), na BR-364 (sentido Acre), vai abrir um pouco mais cedo para receber parentes e amigos de quem está enterrado ali. Ainda haverá uma missa, às 09 da manhã, na capela do local para orações e lembranças.
“Teremos limitação de lugares na capela. Mas abriremos às 07 da manhã e funcionaremos até às 18 horas, sem pausa para o almoço. Temos uma floricultura com coroas, flores e outros produtos para quem quiser fazer suas compras no momento da visita”, falou Milton Fruhauf, proprietário do local.
Por ser um local amplo e distribuído, o dono do campo-santo pontuou que não haverá controle de entrada para visitação dos túmulos.
Homenagens
Em outra área, localizada na BR-364 (sentido Cuiabá), os funcionários estão estimulando as famílias e visitantes a fazerem suas homenagens com antecedência, já que o local vai funcionar em horário normal (das 08 às 17 horas e sem controle de entrada).
“Muita gente já está vindo antes para evitar aglomeração. Insistimos na cautela e pedindo para que se organizem, já que a pandemia ainda está aí. No Dia de Finados, vamos seguir os protocolos da Prefeitura para velórios e sepultamentos. Contamos com a consciência de todos nesse momento de cuidado”, destacou Neide Dantas, supervisora administrativa.
Segundo a representante do cemitério particular, além de uma missa ao ar-livre às 10 da manhã, ainda há uma homenagem especial aos profissionais da saúde que dedicaram suas vidas para salvar pessoas durante a pandemia da Covid-19.
“São anjos sem asas. Todos nós fomos afetados e soubemos de alguém que foi salvo por um médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem etc. Então, há uma singela homenagem em nosso site para aqueles que doaram suas vidas por nós”, disse Neide.