Em entrevista ao jornalista Ivan Frazão, do programa Conexão Rondoniaovivo, na segunda-feira (30), a médica pneumologista Ana Carolina Terra falou sobre os problemas de saúde causados pelo excesso de poeira e queimadas durante o verão amazônico, estação mais seca que vai de junho a novembro.
“Essa época do ano diminui muito a qualidade do ar. Isso aumenta muito o índice de doenças respiratórias, tanto alérgicas quanto infecciosas. As crianças, especialmente os bebês, e os idosos. Também as pessoas que já têm algumas doenças crônicas”.
A médica comentou sobre o uso do ar-condicionado e as atividades físicas ao ar-livre. “A temperatura do ar entre 20 a 24 graus é excelente. Só tem que avaliar como está a limpeza desse aparelho. Não é recomendável praticar atividades físicas ao ar-livre, por conta da qualidade do ar muito ruim”.
Ana Carolina deu dicas de como as pessoas pode ter um pouco mais de conforto durante esse período onde fica mais difícil respirar, por conta da poluição do ar.
“Quando usarem o ventilador, fazer o possível para evitar que levante muita poeira e afete ainda mais as vias respiratórias de crianças e idosos. Sem contar, que devemos tomar muita água, lavar bem as narinas com soro fisiológico e usar colírio para lubrificar bem os olhos”.