SINTERO: Marcos Rogério pretende aprovar PEC que desobriga aplicação de percentuais mínimos para a Educação

Com a possível aprovação da PEC, o Poder Público poderá se negar a direcionar esses recursos sem ter que se responsabilizar pelo descumprimento da legislação.

SINTERO: Marcos Rogério pretende aprovar PEC que desobriga aplicação de percentuais mínimos para a Educação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sintero vem a público se posicionar diante da PEC nº 13/2021, de iniciativa do Senador de Rondônia, Marcos Rogério (DEM), que pretende desobrigar a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a não aplicarem os percentuais mínimos de suas receitas para a Educação Pública, com a justificativa que a ação amenizará o desequilíbrio fiscal resultante da pandemia da Covid-19.    
  
Conforme explica a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os Municípios e Estados devem por Lei, vincular 25% dos recursos oriundos de impostos para a Educação. No caso da União, o percentual é de 18%.
 
Com a possível aprovação da PEC, o Poder Público poderá se negar a direcionar esses recursos sem ter que se responsabilizar pelo descumprimento da legislação.   
  
Para o Sintero, esta é mais uma manobra que visa precarizar a Educação Pública, que vem sendo duramente atacada, com uma série de retrocessos, pelo atual governo. Além disso, para garantir o equilíbrio fiscal, o parlamentar poderia sugerir outras alternativas que atingissem, principalmente, os detentores das grandes fortunas do país. 
  
A Educação é um direito básico de todos os brasileiros e brasileiras, sendo uma das áreas que mais necessita de investimento. Tal posicionamento do parlamentar, que já mostrou-se alinhado com a política adotada pelo Governo Federal, pode ser considerada, no mínimo, contraditória.
 
Há poucos dias, o Projeto de Lei nº 5.595/2020, que classifica a Educação como serviço essencial, voltou a ser defendido por representantes do governo. Com isso, questiona-se, se o discurso adotado é fantasioso, ou se suas atitudes demonstram, de fato, para quem está legislando. É notório não ser em favor da grande massa.     
  
Em tempos de pandemia e com a imposição do retorno das aulas presenciais, a Educação Pública exige representantes políticos que defendam a manutenção ou ampliação de seus recursos, jamais sua diminuição.
 
Para receber a comunidade escolar com segurança, as escolas públicas precisam passar por adequações em suas estruturas físicas, necessitam adquirir equipamentos de proteção recomendados pelas autoridades sanitárias e requerem a expansão de seu quadro funcional para atender tamanha demanda.
 
Por isso, iniciativas como as do Senador Marcos Rogério, não podem ser toleradas e nem ter aval positivo dos legisladores que trabalham com responsabilidade pelo desenvolvimento da nação brasileira.   
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS