LÂMPADAS LED: Prefeitura executa troca de iluminação pública na capital

Serviço atenderá mais de 50 bairros em cinco fases

LÂMPADAS LED: Prefeitura executa troca de iluminação pública na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Reduzir custos sem perder a eficiência em projetos de iluminação pública urbana. Com esta proposta, a Prefeitura de Porto Velho dá início a execução do Estudo de viabilidade técnica de implantação de luminárias em led (sigla de Light Emitting Diode) do Município-Sede e distritos.
 
Com isso, a gestão municipal irá contemplar somente na primeira fase 20 bairros com mais de 2.800 pontos de luz e um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
 
O trabalho vem sendo executado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), em atendimento a orientação do prefeito Hildon Chaves. Para o diretor-presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, o uso de luminárias led têm sido uma alternativa viável para a gestão que, atualmente, possui apenas 3% com essas características. “Quanto ao custo, a previsão é que ao término do Plano Municipal de Iluminação Pública a conta seja reduzida em torno de 60% do valor e, quem mais ganha com isso, é a nossa população”, disse Beltrame lembrando que o projeto será desenvolvido em cinco (5) fases e contemplará mais de 50 bairros.
 
Porto Velho hoje tem algumas avenidas e espaços públicos utilizando iluminação LED de potência de 50W a 150W, dependendo da largura da via, de acordo com a NBR 5101.
 
De acordo com a engenheira elétrica e gerente de iluminação pública da Emdur, Gabriela Castro, o trabalho das equipes consiste na troca de lâmpadas de vapor metálico pelas luminárias em led e, consequentemente, a redução da potência.
 
Por exemplo, onde for lâmpada de VM de 150W será reduzida para led de 50W, ocasionando uma redução de potência de 100W e mantendo a mesma luminosidade com características mais uniformes e ainda mais eficientes”, explicou a gerente.
 
SEGURANÇA COM ECONOMIA
 
As luminárias em led são em média 67% mais econômicas
As luminárias em led são em média 67% mais econômicas
 
Gabriela Castro ressaltou que o uso da tecnologia garante um retorno financeiro em curto prazo, pois já no primeiro mês de uso é possível sentir a redução considerável nos gastos com a fatura de energia elétrica, além de promover mais segurança e qualidade à população, além de contribuir com o meio ambiente.
 
“Existe ainda outro ponto que contribui para reduzir custos: a tecnologia LED transforma quase toda a energia em luz e gera menos calor. Em função disso, os riscos de curto-circuito são reduzidos, assim como os gastos com sistemas de refrigeração”, lembrou a gerente em seu estudo.
 
As luminárias em led são em média 67% mais econômicas que as lâmpadas de vapor metálicas, com a mesma saída de luz. De acordo com o estudo técnico apresentado pela Emdur, a vida útil do equipamento de LED chega a ultrapassar as 50 mil horas, enquanto a durabilidade das fluorescentes fica entre 10 mil e 15 mil horas e a das incandescentes não costuma passar de mil horas.
 
Desta forma, há uma redução da necessidade de manutenção e troca de luminárias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS