IMUNIZANTES: Rondônia antecipa aplicação da segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer

Segundo o Secretário de Saúde, Fernando Máximo, a antecipação dos imunizantes, se deu após ser descoberto a variante Delta, que é mais potente e perigosa.

IMUNIZANTES: Rondônia antecipa aplicação da segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), anunciou nesta quarta-feira (14), a antecipação da aplicação da segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer, em todo o Estado. 
 
De acordo com a Nota Técnica elaborada pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia (Gaepe), quem tomou a vacina da AstraZeneca e já completou 45 dias, pode retornar para tomar a segunda dose. Antes o reforço tinha que ser tomado após 90 dias.
 
E para quem tomou a Pfizer, também deveria aguardar aproximadamente três meses para receber a segunda dose, porém, com a nova decisão, esse tempo foi reduzido para 60 dias. 
 
Mas segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por mais que tenha sido antecipada a aplicação da segunda dose da Pfizer, ainda não é possível imunizar essas pessoas, devido o estado não ter doses suficientes em estoque. A pasta aguarda o Ministério da Saúde (MS) enviar novos lotes para começar a vacinação.
 
Segundo o Secretário de Saúde, Fernando Máximo, a antecipação dos imunizantes, se deu após ser descoberto a variante Delta, que é mais potente e perigosa. 
 
Vários estados anteciparam a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer, devido a essa nova variante Delta, do coronavírus, ter sido descoberta em diversos países do mundo”, anunciou Máximo.
 
O secretário declarou ainda, que estudos feitos pelo Gaepe e revisado pela Agevisa, comprovaram a eficácia da antecipação. “Os cientistas da Agevisa analisaram a nota do Gaepe e afirmaram que a antecipação tem resultados positivos”.
 
Fernando Máximo declarou também que na bula da vacina da AstraZeneca, está especificado que a dose de reforço pode ser tomada de 28 a 90 dias, o que, segundo ele, está correto na decisão do governo. 
 
O cronograma de atecipação será definido por cada prefeitura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS