ENCONTRO: UNIRON promove virtualmente a Mostra de Saúde Coletiva

Encontro abordou sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

ENCONTRO: UNIRON promove virtualmente a Mostra de Saúde Coletiva

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 26 de junho ocorreu de maneira virtual a Mostra de Saúde Coletiva e Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. Este evento é fruto da integração da Disciplina de Saúde Coletiva dos Cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia da UNIRON com a ONG Associação Beradeiro.
 
O tema surgiu pela necessidade de discussão acerca da situação epidemiológica das infecções sexualmente transmissíveis, em especial do HIV-Aids em Porto Velho. A proposta do encontro, foi apresentar os dados epidemiológicos produzidos pelos acadêmicos que cursaram a referida disciplina, com intuito de discutir as práticas em saúde, voltadas a prevenção, diagnóstico e tratamento desses agravos, bem como identificar como está o cenário atual. 
 
Os discentes foram capacitados para a realização de teste rápido para Sífilis, Hepatite e HIV. Após a conclusão da parte teórica, todos realizaram o treinamento prático e na sequência se iniciou uma pesquisa entre eles. Participaram da pesquisa mais de uma centena de acadêmicos e os resultados dos exames realizados e do levantamento epidemiológico foram apresentados na Mostra de Saúde Coletiva.  
 
Os dados apresentados impactaram aos presentes no evento e levantaram a necessidade de aprofundamento com novas ações voltadas para o entendimento da situação das ISTs em nossa região e propostas para a melhoria dos serviços de saúde e acesso da população às informações de prevenção.
 
Segundo o Ministério da Saúde as Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs continuam a representar um grave problema de saúde pública, com importante impacto socioeconômico e psicológico em todo o mundo, além de serem facilitadoras da transmissão do HIV.
 
Estas doenças estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Entre suas consequências estão à infertilidade feminina e masculina, a transmissão da mãe para o filho, determinando perdas gestacionais ou doença congênita e o aumento do risco para a infecção pelo HIV. 
 
Daí a importância deste tipo de evento, uma vez que discute a temática sob diversos olhares, propiciam uma compreensão ampliada das possibilidades de prevenção, promoção da saúde e estratégias combinadas para o enfrentamento das IST’s no âmbito local.              
                                                                      
Para a caloura de Psicologia, Ivanete Alves de Paula de Cruz, foi uma experiência única, conhecimento no qual não imaginava que teria na área de psicologia. 
 
De acordo com a filha da dona Marlete, “através da Mostra de Saúde coletiva e Prevenção das ISTs, uma dinâmica colocada pelo nosso mestre professor Marcuce, que não mediu esforços com uma grande turma acadêmica, em uma situação ainda pandêmica, trouxe esse projeto inovador”.
 
A portovelhense Alves ficou feliz com a oportunidade em participar dos cursos do Telelab, que além de obter os conhecimentos sobre os fluxogramas dos serviços, pode conhecer a individualidade dos pacientes e a realidade na qual precisará se inserir. 
 
 
Para a futura Psicóloga Mariana Miranda Rodrigues, o estudo epidemiológico apresentado foi capaz de confirmar uma realidade bem mais próxima do que imaginava. Para a filha da dona Ana Maria, além dos procedimentos operacionais para o manuseio do teste, ela aprendeu a colocar em prática o respeito às diferenças. 
 
Segundo Miranda afirma, “essa experiência demonstrou que para ajudar o próximo não precisamos atravessar barreiras internacionais e que um Psicólogo também salva vidas”.
 
A estudiosa filha do seu Paulo, agradece à Associação Beradeiro, parceira da UNIRON e especialmente ao Professor Marcuce Antonio Miranda dos Santos, pelo suporte e apoio técnico prestado durante todo o desenvolvimento da pesquisa e aos demais membros do corpo docente.
 
Para a futura Bacharel em Enfermagem, Márcia Ferreira de Carvalho França, que não imaginava ter aulas práticas no semestre, foi excepcional, ter a chance de fazer cursos importantíssimos, pois o aprendizado será levado para a sua vida profissional. A filha do casal Wilson e Judith enfatiza a necessidade de ampliar o conhecimento, o que permitirá fazer um tratamento adequado e salvar vidas.
 
 
O docente Marcuce, que foi o responsável pelo projeto, menciona que “desenvolver eventos científicos como a Mostra de Saúde Coletiva e Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis, consiste na união entre os conhecimentos teóricos e práticos. Esse diferencial da UNIRON, é sem dúvidas, o melhor meio de aliar a prática com a teoria e preparar os acadêmicos para o futuro profissional”. 
 
Antonio, nascido na capital rondoniense, enaltece que os acadêmicos puderam reconhecer a importância da epidemiologia, da saúde pública e da prevenção aos agravos prevalentes da região, além do curso de executores de Testes Rápidos, se tornando um grupo de profissionais que darão apoio para ações conjuntas com a ONG Beradeiro. 
 
Para Miranda, o sucesso dessa parceria está na oportunidade de formar pessoas com alto grau de capacidade técnica e conhecimentos para lidar com as realidades locais. 
Para a Professora Lisséia do Vale, que coordena o curso de Enfermagem, o evento foi maravilhoso e trouxe dados importantes para o conhecimento da realidade das ISTs no meio acadêmico e com reflexos na sociedade. 
 
Para a Coordenadora, a realização permitiu aos acadêmicos não somente apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas, mas também capacitá-los para atuar nas ações de prevenção e promoção à saúde, preparando-os para ações futuras tanto no âmbito acadêmico como no exercício profissional.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS