Os acadêmicos do 10º período do curso de Engenharia Elétrica da UNIRON, Fabrício Átila Paulino Nobre, Kelven Clinsman da Silva Capistrano e Janaína Carla Belfort Almeida, coordenados pelos Professores Ildefonso Dorizete e Silva Madruga e Carlos André Barbosa de Jesus, desenvolveram uma ferramenta para uso na concessionária de energia elétrica do Estado de Rondônia, utilizando as técnicas do Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou ainda Diagrama de Causa e Efeito.
A utilização do referido instrumentopartiu da sugestão do acadêmico Kelven. A partir disso, foi elaborado um estudo buscando os regulamentos existentes na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, que definem os indicadores de continuidade, e que serviram de apoio para a utilização durante o projeto desenvolvido.
Esse estudo acabou virando o Trabalho de Conclusão do Curso – TCC do trio de discentes, que foram premiados com a nota máxima pela banca avaliadora, teve como objetivo propor inovação e design, utilizando a ferramenta para facilitar a correção de ocorrências que podem afetar a rede elétrica, ou prevendo e evitando situações emergenciais.
O resultado da pesquisa realizada serviu de apoio para todas as áreas da empresa em que foi feita a aplicação prática, possibilitando uma gestão voltada para a identificação de problemas na rede elétrica. Por conta disso, permite atuar em situações que já acontecem no dia a dia, como por exemplo: árvores, animais, descargas atmosféricas ou mesmo defeitos de equipamentos próprios.
Complementando o trabalho desenvolvido com o Diagrama, foi usado um checklist administrativo baseado no modelo 5W2H para organizar as ideias, priorizar e acompanhar as ações, além de auxiliar na tomada de decisões.
Para Fabrício, este estudo ratificou a certeza de que tomou a decisão correta ao iniciar a carreira acadêmica há 5 anos e a convicção que poderá se tornar um profissional respeitado na área da engenharia elétrica.
O futuro Engenheiro Eletricista, aos 24 anos, destaca que “foi importante a interação que tivemos entre eu, Janaina e Kelven, pois reforça a importância do trabalho em equipe e que é possível o crescimento conjunto, unindo forças. Na verdade, nossa parceria iniciou lá no primeiro período. Hoje, temos a satisfação de ver um trabalho nosso sendo aplicado na prática e com resultados satisfatórios”.
Átila oferece esse trabalho e sua formação ao seu Pai Túlio, falecido em março deste ano, que sempre teve orgulho do filho e foi um grande incentivador. Também ressalta o carinho recebido da mãe Maria Margarida e da tia Mara Garcez que é a grande apoiadora, além de acreditarem no seu potencial.
A representante feminina no trio, Janaina,enaltece a alegria deste momento. Segundo a portovelhense de 24 anos menciona, “apesar de todos os obstáculos devido à pandemia que enfrentamos no momento, tivemos a honra de concluir nossa pesquisa. Agradeço, primeiramente a Deus, por me fornecer a saúde e a paciência necessárias e também aos professores e orientadores envolvidos que mesmo distantes puderam prestar todo o auxílio indispensável para a conclusão desta etapa”.
Já Kelven, está feliz pelo trabalho realizado. Segundo o filho predileto do casal João e Osvaldina, ressalta, “além de ampliar meu conhecimento, permitiu juntamente com meus amigos criar algo que já está sendo utilizado, o que me deixa satisfeito pelo resultado atingido, pois a partir dessa implantação, abrirá portas para outros processos de inovação, otimização dos indicadores de continuidade, uma rede elétrica mais eficiente o que possibilitará fornecer energia de qualidade mais limpa e melhoria na satisfação dos clientes”.
Para o Engenheiro Wesley Weiler, que atua como Supervisor de Pós Operação na Coordenação da Qualidade na empresa ENERGISA, o planejamento assertivo realizado pelos acadêmicos atacou a causa raiz com eficácia.Ele ressalta a importância de parcerias como esta, pois aproxima a academia do mercado, permitindo através de ações práticas formar profissionais qualificados para atender as demandas necessárias.
Para o docente Carlos André, “o trabalho desenvolvido por nossos acadêmicos trouxe melhorias significativas na gestão da concessionária de energia elétrica do Estado de Rondônia, principalmente na melhoria contínua com utilização da ferramenta Diagrama de Ishikawa e consequentemente um melhor desempenho na tomada de decisão”.
Conforme destaca o experiente Professor Ildefonso, “a utilização da ferramenta Diagrama de Ishikawa, torna-se ainda mais importante devido ao momento especial atravessado pelo setor elétrico brasileiro, que todos sabemos vem sofrendo com as alterações climáticas, pois busca trazer soluções como diminuir os impactos sobre a área afetada por meio de manobras de segurança, elaboradas através de estudo na rede, dos pontos que mais são prejudicados por eventos climáticos adversos ou mesmo por outros problemas causados por equipamentos defasados. Esses são apenas alguns exemplos do impacto positivo dessa ferramenta”.
Quadro utilizado para análise de soluções e/ou ganhos
Quadro de definição de prioridades
Da esquerda para a direita: Janaina, Kelven e Fabrício