Um requerimento apresentado na Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI da Covid), do Senado Federal, convocou noves governadores de oito estados e do Distrito Federal para prestarem esclarecimentos de suas ações na pandemia.
Dentro os convocados, estão governadores do Amazonas, Pará, Tocantins, Santa Catarina, Roraima, Amapá, Piauí, Distrito Federal e o governador Marcos Rocha (sem partido), de Rondônia.
Durante a sessão realizada ontem (25), o presidente da CPI, Osmar Aziz (PSD), já havia afirmado que iria apresentar uma proposta para convocar o governador de Rondônia. O requerimento foi aprovado hoje, durante reunião de integrantes da comissão.
A informação sobre a possibilidade do governador rondoniense ir depor, foi dada pelo senador Osmar, durante uma conversa com o senador Marcos Rogério (DEM-RO), no depoimento da secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheira.
Rogério perguntou se o presidente da CPI “apertaria” o governador do Amazonas da forma como ele estava fazendo com a secretária. “Tu acha que eu tô preocupado com o governador do Amazonas? Eu não estou preocupado nem o governador do Amazonas e nem com o de Rondônia que vem aqui também”, disse Aziz.
Ainda no dia de ontem, o governador emitiu uma nota à imprensa, afirmando que o depoimento na comissão, seria uma forma de mostra transparência que o Estado tem com as ações na pandemia.