O estado de Rondônia contabiliza 222.676 casos confirmados pela covid-19, desde o início da pandemia, sendo 6.110 casos ativos. Do total de casos registrados, 211.039 pessoas foram recuperadas e retornaram para casa.
Essas informações constam no painel e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Outra informação, é a de que a doença atingiu mais mulheres que homens em Rondônia.
Os dados mostram que a maioria dos contaminados (53,2%) forma mulheres, com 118.229 casos confirmados. Já em relação aos homens o número chega a 104.139 (46,8%) de infectados, e a maior parte com idades variando entre 30 e 49 anos. Da quantidade de pessoas que não resistiram, 58,2 % eram do sexo masculino e 41,8% do sexo feminino, de idades variando de 60 e 79 anos.
Porto Velho é a cidade que registrou o maior número de contaminados, com 75.832 casos. As regiões da capital rondoniense onde tem ocorrido a maioria dos casos, segundo o levantamento do SUS, foram as zonas Sul e Leste. Nesses locais, os bairros Cohab, Castanheira e Agenor de Carvalho estão entre os que mais foram detectados casos positivos de covid-19.
Causas
Estudo tem mostrado que pessoas que com enfermidades como: insuficiência cardíaca, diabetes, pneumonias crônicas graves, hipertensão, problemas respirátorios e doenças permanantes, que são classificadas como comorbidades, estão entre as mais propensas a contrair o vírus.
Em nosso estado, segundo o levantamento do painel covid-19, a maioria dos óbitos tem sido causados por insuficiência respiratória, seguido por diabetes. Em Rondônia, de todos os óbitos registrados desde o início da pandemia, 1.004 pessoas que faleceram possuíam insuficiência cardíaca. Já 802 pessoas infectadas também não resistiram às complicações da doença, tinham diabetes.
Profissionais de Saúde
Entre os profissionais de saúde a quantidade de casos, segundo o levantamento, foi de 7.554 pessoas infectadas e 71 óbitos. Sendo os técnicos e auxiliares de enfermagem, a categoria mais atingida pela covid-19, contabilizando 3.243 casos.
Forças de Segurança
Os policiais militares e penais que atuam na segurança do estado, foram os membros mais atingidos entre as cinco categorias de segurança pública, que são: Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil, Bombeiro Militar e Perícia. Foram 490 casos confirmados entre os militares e 203 em penais.
Vacinação
A distribuição de doses da vacina contra a covid-19 iniciou-se em Rondônia no final de janeiro de 2021, totalizando 527.758 doses recebidas e distribuídas para as regionais de saúde. Sendo, doses das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.
Em todo estado de Rondônia, 220.211 (68,8%) pessoas receberam a primeira dose contra covid-19 e 113.639 (65,9%) receberam a segunda. Estas foram aplicadas em pessoas dos grupos prioritários, profissionais de saúde, de segurança, idosos e pessoas com comorbidades.