DENÚNCIA: Em fiscalização, COREN diz ter encontrado larvas em paciente internado por COVID na capital

A Justiça analisa o pedido de Tutela de Urgência feito pelo COREN/RO

DENÚNCIA: Em fiscalização, COREN diz ter encontrado larvas em paciente internado por COVID na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia – COREN/RO entrou com Ação Civil pública contra o Governo do Estado na 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia.
 
No processo apresentado à Justiça, o COREN/RO afirma que realizou fiscalizações nas unidades de Saúde do Estado e constatou situações alarmantes, como no caso do Hospital de Campanha da Zona Leste de Porto Velho – CERO, que não possui exigências mínimas da legislação referente à Enfermagem.
 
“Há sobrecarga de trabalho, ocasionando excesso de serviço às equipes, com longas e exaustivas jornadas laborais, situação que sobrecarrega e compromete o estado biopsicológico do profissional”, diz à ação em juízo.
 
Pacientes abandonados
 
De acordo com o COREN/RO, existem casos no CERO onde apenas dois técnicos de enfermagem são resposáveis por cuidar de uma ala com até oito pacientes intubados em estado grave de infecção por COVID-19.
 
Está no relato do COREN/RO, que durante uma fiscalização realizada no último dia 17 de março foi constatado larvas na boca na boca de um dos pacientes intubados, além disso, banheiros estavam interditados e não havia local de descanso para os profissionais de Saúde.
 
 
Foto: COREN/RO
 
 
“Apenas dois técnicos atendiam uma ala com até oito pacientes graves com Covid-19. A equipe de fiscalização do Coren encontrou pacientes intubados com larvas na boca, caracterizando um cenário totalmente contrário à assistência e tratamento à saúde das pessoas internadas naquele setor, uma violação à dignidade humana. Medicamentos vencidos também foram encontrados entre os frascos a serem ministrados aos pacientes”, afirma o relato do COREN/RO. 
 
A Justiça analisa o pedido de Tutela de Urgência feito pelo COREN/RO para que o Governo resolva todas às essas questões imediatamente. 
 
O sindicato dos servidores da Saúde de Rondônia – SINDSAÚDE, afirmou que irá solicitar os relatórios de fiscalização do COREN/RO para também tomar as medidas necessária para evitar que situações como essa se repitam.
 
A reportagem buscou contato com a SESAU/RO e foi emitida uma nota de esclarecimento.
 
Confira a resposta da Sesau:
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Hospital de Campanha Zona Leste (Cero), esclarece que, a fiscalização feita pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) ocorreu em 17 de março de 2021, onde foram apontados alguns ajustes na unidade, e que todos os pontos colocados no relatório e entregue à Sesau, já foram ajustados e respondidos para o órgão, inclusive com fotos. A direção do hospital afirma que, em nenhum momento foi citado no relatório do Coren-RO, apresentado ao hospital, sobre pacientes com larvas na boca e nenhuma foto foi apresentada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS