PREVISÃO: Dnit afirma que ponte do Abunã ficará pronta no final de março

Ministro da Infraestrutura havia prometido a conclusão da obra em dezembro de 2020

PREVISÃO: Dnit afirma que ponte do Abunã ficará pronta no final de março

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura em Rondônia, engenheiro André Lima dos Santos, informou que o motivo de a obra de conclusão da ponte do Abunã, no Rio Madeira, não ter sido concluída se deveu a falta de aço no mercado nacional, alta do dólar e a pandemia.
 
Segundo André, essa construção está sendo executada pelo consórcio Arteleste/Enescil. Ela estava prevista para ser totalmente concluída, em dezembro de 2020, conforme promessa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, feita em novembro passado.
 
André explicou que a alta dólar no ano passado e a pandemia foram as razões para o atraso na entrega da ponte. “A empresa que está na obra, comprou em junho de 2020 todo o aço necessário para a conclusão. Mas, ocorreu a pandemia, subida do dólar e as siderúrgicas exportaram toda a matéria prima, deixando o mercado nacional desabastecido. Hoje, quem procura por aço só recebe, no mínimo, em março”, disse.
 
Multa de R$ 8 milhões
 
Ele afirmou ainda que as empresas não estavam conseguindo entregar a quantidade de aço necessária para a obra. Devido a isso, foram forçados a diminuir o ritmo nos elevados da ponte. O superintendente contou que o Dnit precisou conversar e sensibilizar os fabricantes de aço, quanto à importância da ponte para os estados do Acre e Rondônia. Assim, conseguiu-se que o aço necessário fosse entregue em dezembro passado.
 
Enquanto negociava-se o aço, os trabalhos continuaram, mas focados nos serviços de terraplanagem e aterro.
 
“Hoje o aterro está 100% concluído. Dos 800 metros já temos cerca de 700 m pavimentados. O aço para a obra chegou em dezembro e estamos trabalhando em dois turnos. Informamos à sociedade que o nosso prazo de entrega da ponte é no final de março de 2021, podendo até terminar antes”, declarou o superintendente.
 
Questionado se o consórcio Arteleste/Enescil, que está construindo a ponte, sofrerá alguma penalidade, caso ocorra mais um atraso na conclusão da obra, o superintendente do Dnit, afirmou que sim. “Serão penalizados em 5% do valor contratado. Essa multa seria em torno de R$ 8 milhões”, finalizou André dos Santos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS