DIA DO MÉDICO: Cinco descobertas da medicina que mudaram a humanidade

18 de outubro comemora-se o Dia do Médico e ressalva a importância da profissão

DIA DO MÉDICO: Cinco descobertas da medicina que mudaram a humanidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

18 de outubro, a data em que comemora-se o Dia do Médico ressalva a importância da profissão. A medicina sempre foi um serviço de importância por cuidar da saúde das pessoas, e ao longo da história diversas descobertas foram essenciais, permitindo o salvamento de muitas vidas.

 

Veja a seguir 5 descobertas da medicina que revolucionaram a história

 

1 – Vacina

 

Imagem: Reprodução.

A descoberta da vacina se deu diante de um cenário caótico: a varíola era uma doença que apresentava uma alta taxa de mortalidade, onde 40% de todos os doentes viravam vítimas fatais. Não obstante, muitos dos sobreviventes da varíola adquiriam sequelas, como desfiguração e cegueira.

 

 

Se já não bastasse a contaminação dos humanos, a doença também acometia gados, cavalos e porcos. No entanto, apesar da situação crítica, em 1796, o britânico Edward Jenner descobriu que uma pessoa fosse contaminada pela doença da varíola bovina, de modo menos comprometedor, ficaria imune a varíola humana. Este foi o início da vacina.

 

2 – Bactérias

 

Imagem: Reprodução.

Antony van Leeuwenhoek, grave esse nome! O homem nunca teve contato com as profissões de médico ou professor, sendo apenas um comerciante curioso. A descoberta das bactérias possibilitou uma série de ações consequentes, diagnosticando doenças e elencando organismos.

 

Ele dedicou sua vida a fabricar e usar microscópios, e no ano de 1675 ele descobriu organismos minúsculos através de um microscópio com uma amostra de água da chuva. Após a descoberta, ele começou a examinar tudo que via, como cocô de pombo e até o próprio esperma.

 

3 – Raios X 

 

Imagem: Reprodução.

Esta descoberta foi um tanto pelo acaso, Wilhelm Rontgen era um alemão que  possuía um laboratório e fazia seus estudos. Certa vez ele se deparou com uma luz amarelo-esverdeada que um de seus aparelhos estava emitindo.

 

Em curiosidade com a luz estranha, Rontgen começou a investigar, até que chamou sua esposa e pediu para que ela colocasse a mão esquerda sobre uma chapa fotográfica.

 

Após seis minutos ele revelou a chapa e viu que os ossos da mão dela estavam evidentes, com uma silhueta da aliança. Este foi o primeiro raio x registrado. O raio x possibilita uma maior precisão nos diagnósticos médicos, sendo uma das principais ferramentas da ortopedia.

 

4 – Anatomia Moderna

 

Imagem: Reprodução.

Esta importante conquista da medicina não foi um fruto fácil de se conquistar, pelo contrário, exigiu coragem e determinação. Até o ano de 1543, os médicos não dissecavam cadáveres, métodos de preservação de órgãos e tecidos ainda não haviam sido criados.

 

Andrea Vesalius foi um belga que se empenhou arriscando sua vida em nome da ciência. Ele coletava ossos humanos de cemitérios e dissecava cadáveres na faca mesmo. Em meio a corpos e órgãos infectados e podres, Vesalius estudava para poder descrever a anatomia humana.

 

O livro “De Humani Corporis Fabrica”, de Libri Septem, conta a história do belga, nele contém os mais variados desenhos hiper-realistas e com detalhes informativos, a obra é de grande valor para a medicina.

 

5 – Anestesia

 

Imagem: Reprodução.

Imagine como seriam todos os processos cirúrgicos sem a anestesia? angustiante, não? Antes da invenção dessa ferramenta preciosa, era comum que pacientes desmaiassem de dor durante as operações médicas.

 

Cenário este que mudou em 1842, quando o norte americano Crawford Long, convenceu um paciente a cheirar uma toalha embebida em éter, até o ponto de ficar inconsciente.

 

Após acordar, o paciente se viu sem o cisto que tinha no pescoço, retirado na operação, não se lembrava do que tinha acontecido enquanto estava inconsciente, mas o mais importante é que ele não sentiu as dores durante a cirurgia. A partir daí, a anestesia começou a ser desenvolvida e aprimorada.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS