CRIMINAIS: OAB quer revogação de medidas que autorizam audiências online

No documento, o presidente da OAB Rondônia argumenta sobre a importância do tema, que foi levado a deliberação do Egrégio Conselho Seccional da OAB em sessão extraordinária no último dia 20 e debatido exaustivamente

CRIMINAIS: OAB quer revogação de medidas que autorizam audiências online

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para assegurar direitos e garantias fundamentais, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), através do Ofício nº 112/20 datado de 24 de abril, a revogação dos dispositivos do Ato Conjunto nº 009/2020 onde delibera sobre audiências criminais por videoconferência.

“Não somos contrários ao uso da tecnologia para a superação das barreiras existentes na consecução da entrega da justiça a todos”, esclarece o presidente da Seção, Elton Assis. Porém, ele deixa clara a preocupação da Ordem: “assegurar um julgamento célere sem que seja igualmente preservado o direito a uma defesa técnica de qualidade e altivez, o que equivale a violar a Constituição em sua mais ampla interpretação, mesmo neste cenário de crise com a pandemia da Covid-19”.

No documento, o presidente da OAB Rondônia argumenta sobre a importância do tema, que foi levado a deliberação do Egrégio Conselho Seccional da OAB em sessão extraordinária no último dia 20 e debatido exaustivamente. Por fim, o Conselho Pleno decidiu  ser contrário a implementação da maneira ilustrada no Ato, em razões como: a impossibilidade de contato de advogado e cliente réu de maneira reservada e sigilosa; necessidade de diligências de diversas naturezas; entre outros pontos que merecem especial atenção da entidade, como a situação de exposição de advogados idosos e/ou com comorbidades e que não devem se expor ao risco de contágio da Covid-19.

Além disso, Elton Assis lembra que a Ordem foi representada em reunião do Poder Judiciário e demais instituições, no último dia 17, para debater as medidas necessárias à retomada da prestação jurisdicional na seara criminal, e que, já na ocasião, apresentou argumentação quanto a estes pontos fundamentais a garantia de direitos Constitucionais dos acusados, assim como as prerrogativas profissionais da advocacia.

“A realização de audiências na forma estabelecida no referido Ato Conjunto impõe risco à saúde dos membros da advocacia e da coletividade em geral, mesmo para o caso de réus presos”, finaliza Elton Assis, onde solicita que seja revisto o Ato do TJRO.

 

Leia o documento na íntegra AQUI

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS