COVID-19: Sindsaúde notifica Sesau por falta de EPI's aos profissionais da saúde

De acordo com a presidente do SINDSAÚDE, Célia Campos, a SESAU não respondeu e não atendeu as reivindicações e a notificação

COVID-19: Sindsaúde notifica Sesau por falta de EPI's aos profissionais da saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início deste mês, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (SINDSAÚDE), notificou a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) pela falta de EPI’s aos servidores da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia do novo coronavírus.
 
De acordo com a presidente do SINDSAÚDE, Célia Campos, a SESAU não respondeu e não atendeu as reivindicações e a notificação. Com isso, o sindicato reiterou os termos dos Ofícios à secretaria de saúde, encaminhando também cópia do documento ao Ministério Público do
Estado, Ministério Público do Trabalho, além da comissão de saúde do Tribunal de Contas do Estado e conselho Estadual de Saúde.
 
“Isso surtiu efeito e conseguimos reunião online, na última sexta-feira (24), com a procuradora do MPT, Dra. Camilla Holanda Mendes da Rocha, juntamente com outros lideres sindicais da saúde. Expomos à Dra. Camilla, a nossa indignação quanto a falta de prioridade no
encaminhamento dos profissionais de saúde e de seus familiares que necessitam fazer exames para COVID-19 e a falta de EPI's (máscaras N95, máscaras protetoras faciais e aventais em TNT de 50 a 100) aos servidores que trabalham incansavelmente no enfrentamento do novo coronavírus”. Complementou Célia Campos."
 
Na oportunidade Dra. Camilla comunicou a todos que o MPT em parceria com a Organização Pan- Americana de Saúde-OPAS, adquiriu 6.000 (seis mil) kits testes que serão destinados os servidores da saúde e segurança pública e, em parceria com várias entidades a confecção de máscaras que serão doadas aos servidores.
 
Após a reunião, a promotora pediu que semanalmente fosse enviado um relatório informando a real situação dos profissionais da saúde. Esse documento deve conter informações como: fluxograma de atendimento dos profissionais e seus familiares; acompanhamento psicológico (call center); entrega de EPIs que sejam apropriados para atendimento a paciente com o novo coronavírus; exames e afastamento dos servidores, caso necessário, dentre outros assuntos.
 
“Mesmo com a nossa Sede Administrativa fechada, devido ao Decreto de Calamidade Pública, o SINDSAÚDE por meio de seus diretores, trabalham em defesa de todos os profissionais da saúde. Estamos acompanhando o que está acontecendo nas unidades de saúde não só da capital, como do interior de Rondônia."  Concluiu a presidente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS