MITO: Cloroquina tem maus resultados contra coronavírus em estudo feito nos EUA

Liderada pela Universidade de Virgínia, a equipe analisou, de forma retrospectiva, a evolução da Covid-19 em 368 pacientes de 170 hospitais

MITO: Cloroquina tem maus resultados contra coronavírus em estudo feito nos EUA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais um estudo demonstra as limitações do uso da hidroxicloroquina no combate à Covid-19. Na pesquisa divulgada ontem na plataforma on-line de estudos científicos Medrxiv, investigadores relatam os efeitos do remédio em veteranos de guerra atendidos em hospitais dos Estados Unidos. Foram constatadas mais mortes entre aqueles que receberam a droga desenvolvida para tratar malária e artrite reumatoide do que entre os submetidos ao tratamento padrão para a doença causada pelo novo coronavírus.
 
 
Liderada pela Universidade de Virgínia, a equipe analisou, de forma retrospectiva, a evolução da Covid-19 em 368 pacientes de 170 hospitais de uma rede voltada apenas para atendimento de ex-combatentes de guerra. Os investigadores constataram que cerca de 28% das pessoas que receberam hidroxicloroquina combinada com tratamento padrão morreram. A taxa de óbito entre pacientes que receberam a assistência tradicional foi de 11%.
 
 
Além disso, cerca de 22% dos que receberam hidroxicloroquina com azitromicina (um antibiótico) morreram. A diferença entre esse grupo e o que recebeu apenas tratamento padrão não foi considerada significativa o suficiente para descartar que outros fatores podem ter influenciado o óbito. “Nesse estudo, não encontramos evidências de que o uso de hidroxicloroquina, com ou sem azitromicina, reduzisse o risco de ventilação mecânica em pacientes hospitalizados com Covid-19”, escreveram.
 
 
Para os pesquisadores, os dados obtidos ressaltam a importância de se esperar resultados de mais pesquisas que testem o efeito da hidroxicloroquina antes de adotá-la como tratamento da Covid-19. “Uma associação de aumento da mortalidade geral foi identificada em pacientes tratados apenas com hidroxicloroquina. Essas descobertas destacam a importância de aguardar os resultados de estudos prospectivos, randomizados e controlados em andamento antes da ampla adoção desses medicamentos”, afirmam. A pesquisa será submetida a publicação no New England Journal of Medicine. 
 
 
28% 
dos pacientes que receberam hidroxicloroquina combinada com o tratamento padrão morreram. Entre os que receberam apenas a terapia tradicional a taxa foi de 11%. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS