FERIADO 21 DE ABRIL - Comunicado da Fecomércio Rondônia e seus sindicatos sobre a revogação da MP 905

Desde a publicação da MP 905 em 11/11/2019 as empresas poderiam utilizar o trabalho de seus funcionários nos feriados sem ter que negociar com os sindicatos laborais em Convenção Coletiva de Trabalho.

FERIADO 21 DE ABRIL - Comunicado da Fecomércio Rondônia e seus sindicatos sobre a revogação da MP 905

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio/RO e seus sindicatos filiados informam, através de sua assessoria jurídica a publicação no Diário Oficial da União, Edição Extra desta segunda-feira (20) onde o Presidente da República Jair Bolsonaro, revoga a Medida Provisória nº 905 de, de 11 de novembro de 2019. A MP tratava de várias questões jurídicas, mormente as que modificaram parte da legislação trabalhista. A referida MP 905 revogou os efeitos da Lei nº 10.101/2000 que determinava a negociação de trabalho nos dias de feriados e domingos, via Convenção Coletiva do Trabalho – CCT.

 

Desde a publicação da MP 905 em 11/11/2019 as empresas poderiam utilizar o trabalho de seus funcionários nos feriados sem ter que negociar com os sindicatos laborais em Convenção Coletiva de Trabalho.

 

A MP 905 está revogada e por isso deixará de existir, consequentemente todos os feriados a partir de hoje, deverão ser negociados em CCT com os sindicatos laborais e entre a Fecomércio-ro e seus sindicatos patronais. Portanto, no feriado de 21 de abril de 2020 os empresários em geral não poderão utilizar a mão-de-obra, exceção daqueles funcionários que firmaram acordo individual de antecipação de feriados não religiosos, que estarão compensando neste dia.

 

 

Do mérito da consulta

 

 

1. Dia 21/4/2020– DIA DE TIRADENTES - é feriado nacional.

 

2. Assim, no dia 21 de abril de 2020, terça-feira, feriado nacional Dia de Tiradentes, as empresas abrindo as portas dos estabelecimentos não poderão utilizar a mão-de-obra de seus funcionários sob pena de sofrerem fiscalização e multas.

 

3. As empresas deverão aguardar as convenções coletivas para saberem quais os dias de feriados que poderão utilizar a mão-de-obra de seus funcionários.

 

4. Aquelas empresas que anteciparam, por meio de acordo individual este feriado de Tiradentes aos funcionários, nos termos do art. 13 da MP 927/2020, o dia 21 de abril de 2020, poderão utilizar essa mão-de-obra, como compensação. Portanto, para esses casos de antecipação de feriados não religiosos aos empregados, amanhã será permitido que eles trabalhem normalmente.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS