Acadêmicos visitaram diversos setores, entre eles, um novo espaço em construção no hospital.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste último sábado, dia 22 de fevereiro, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade UNIRON, realizaram uma visita técnica no Hospital do Amor da Amazônia, em Porto Velho. A atividade, coordenada pelo professor da disciplina de Atelier de Projeto de Arquitetura V - Unidade Hospitalar - UPA, Heitor Moreira, possibilitou que os discentes aprendessem in loco sobre estruturas e procedimentos orçamentários, em uma construção de um prédio hospitalar.
O engenheiro responsável pelo local, Marcelo Ferreira Bonfim, recebeu os acadêmicos e os conduziu para conhecerem alguns setores do prédio. Assim, diversos temas do curso foram abordados na visita técnica, como: Estrutura; Vedações; Forros; Esquadrias; Acabamentos; Pisos e a importância dos Pisos Técnicos; O uso de ar-condicionado hospitalar; Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA); Custo-benefício na escolha de materiais e serviços; Orçamento e Humanização hospitalar.
Cada tema abordado, possibilitou que os futuros arquitetos e urbanistas pudessem ter um contato direto com o assunto, aprimorando os conhecimentos abordados em sala de aula. Nesse sentido, alguns setores foram mais explorados como: o escritório de engenharia, o setor de radiologia, o ambulatório, o piso técnico sobre o pavilhão cirúrgico, a UTI e o espaço que está em construção para abrigar nova ala de atendimento de internação.
Além disso, durante o momento, os acadêmicos puderam aprender como funciona o andamento filantrópico do Hospital do Amor da Amazônia, em relação a sua construção e manutenção, bem como os objetivos da instituição, ao prestar serviços de saúde com qualidade e gratuitos às pessoas.
Para a acadêmica Eduarda Passos, a atividade de campo realizada no prédio hospitalar, favoreceu para o aprimoramento de seus conhecimentos que possibilita a obtenção de uma formação mais qualificada. “Contribui, de maneira geral, ao modo de projetar e na forma de enxergar o lado humano e suas necessidades. Além disso, em observar as particularidades do planejamento de um hospital, conhecendo as técnicas construtivas aplicadas a este tipo de projeto”, comenta Passos, do 7º período.
De acordo com Heitor Moreira, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, a visita técnica realizada no Hospital do Amor da Amazônia possibilitou aos acadêmicos terem um entendimento prático em relação a esse modelo de construção. “Eles verificam o elemento de arquitetura aplicado na obra, e têm uma compreensão exata de como é. Por exemplo, um sistema de dutos de ar condicionado ou um sistema de calhas de eletrodutos: É possível perceber com clareza a dimensão, o material, e sua posição. Assim, quando eles forem projetar, terão a noção exata do que estão fazendo e como fazer”, explica Moreira.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!