ENSINO: Aprendizagem Técnica em Qualidade do Senai Jaru é 100% mulheres

O curso desenvolvido em Jaru é importante para o campo industrial da região

ENSINO: Aprendizagem Técnica em Qualidade do Senai Jaru é 100% mulheres

Foto: ASSESSORIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A indústria é delas. Mulheres conquistam cada vez mais espaço no setor industrial. A trajetória de estudantes do SENAI mostra que as mulheres superam desafios. A turma do curso de Aprendizagem Técnico em Qualidade, da escola SENAI Jaru, cujas aulas iniciaram desde julho, é formada por 31 mulheres, entre 18 e 22 anos, todas focadas e determinadas a se formar e conquistar espaço no concorrido mercado de trabalho, dentre elas, Taisa Valdez Queiroz, Emilly Cristina da Silva Alves, Tainara Rodrigues Barbosa e Maraiza de Souza Clem, que destacam a parceria e o apoio das instrutoras Rauliane Batista Faria e Elissandra Teixeira Alcuri.

 

A procura por cursos do Senai cresce a cada ano, sobretudo porque o Brasil terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico e de qualificação entre 2017 e 2020. E as mulheres não querem ficar fora e estão se qualificando. A participação feminina nas empresas industriais cresceu 14,3% em 20 anos, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

O curso desenvolvido em Jaru é importante para o campo industrial da região e ganha destaque por ser composto por 100% de mulheres, levando em consideração que a indústria 4.0 engloba todas as pessoas sendo mulheres ou não para proporcionar o desenvolvimento e a busca da qualidade em todas as áreas.

 

A aluna Emilly Cristina da Silva Alves, 19, pretendo estudar jornalismo. A jovem almeja um futuro seja bem-sucedido, mas sabe que sua vida será sempre de aprendizado. “O SENAI abriu uma porta gigantesca para mim. Aqui eu tenho liberdade para aprender e passar o que já sei para as pessoas, aprendi o que é ética no trabalho e qual a importância dela, aprendi sobre os meus direitos e deveres e como lutar por eles. Serei eternamente grata a essa casa”, exultou.

 

Emily garante que depois de formada vai agregar valor na região onde reside. “Temos muitas indústrias e empresas interessadas em pessoas jovens que querem aprender e trabalhar. E o curso está sendo ótimo para o meu aperfeiçoamento profissional, tenho aprendido muito e abrindo meus olhos para o futuro. Quero ser uma profissional bem-sucedida, uma pessoa realizada, que vai acordar todos os dias e fazer aquilo que gosta. O SENAI significa oportunidade de aprender, agregar conhecimento e tem sido muito bom”, finalizou.

 

Maraiza de Souza Clem, 20, faz parte do programa Jovem Aprendiz, realiza quatro horas de atividades no Frigorífico Irmãos Gonçalves e quatro de curso no SENAI. Em seu ponto de vista, o curso do SENAI oferece ensino de excelência que proporciona o conhecimento necessário para exercer as atividades profissionais com a excelência que o mercado de trabalho exige.

 

Já Tainara Rodrigues Barbosa, 20, faz questão de citar o Frigon como a indústria que lhe deu a oportunidade de estar no SENAI participando do curso técnico em Qualidade. “Esta oportunidade me fez valorizar meu trabalho e os estudos, que são garantias para o meu futuro, pois não terei dificuldades em encontrar um lugar no mercado de trabalho, tendo experiência e a certificação do SENAI. Participar deste curso tem sido o melhor momento na minha vida”, argumentou.

 

Taisa Valdez Queiroz, 19, também está participando do curso do SENAI através do programa Jovem Aprendiz. Como as demais colegas, sua expectativa é terminar o curso, entrar para o mercado de trabalho, fazer faculdade, se formar, e se tornar uma profissional de excelência. O SENAI, para mim, significa aprendizado.

 

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago lembra que a dedicação, a organização e a atenção aos detalhes, dentre tantas outras qualidades, são os grandes diferenciais femininos ao assumir seu papel numa indústria. “O interesse das mulheres por ocupações industriais tem crescido. Prova disso é o aumento significativo da procura delas por formação. A participação de mulheres em cursos técnicos do SENAI teve um crescimento de 65% nos últimos anos. A meninas de Jaru estão de parabéns e temos certeza que ao se formarem toda a região vai ganhar”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS