LANÇADO SÁBADO: Respeito a todos é tema de livro sobre "50 Anos de Homoafetividade"

A programação contou com representantes dos Correios, Embrapa, Unir, Tribunal de Justiça, Maçonaria e de outros setores da sociedade

LANÇADO SÁBADO: Respeito a todos é tema de livro sobre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último sábado, 14, na Biblioteca Francisco Meireles, aconteceu o lançamento do livro “50 Anos de Homoafetividade”, do professor Moisés Selva Santiago. A programação contou com representantes dos Correios, Embrapa, Unir, Tribunal de Justiça, Maçonaria e de outros setores da sociedade. “Este livro tem o objetivo de semear o respeito a todas as pessoas. Nele eu conto histórias verdadeiras de familiares, amigos, acadêmicos, membros de igreja e pastores homoafetivos os quais conheci ao longo de meus 57 anos de idade, em Pernambuco, na Europa e em Rondônia”, explicou o autor.

 

“Eu já li o livro e fiquei impressionada com a maneira delicada, respeitosa e singular com a qual o autor escreveu, porque eu me vi nos lugares onde as histórias aconteceram. Em alguns momentos fiquei emocionada, porque o autor descreve cenas de pessoas que realmente existem e passam pela vida da gente e deixam marcas. Meu depoimento é que esse livro me trouxe muito conhecimento e reflexão no meu coração para que a gente ame e zele as pessoas independentemente de qualquer situação”, comentou Carla Silva, bióloga e acadêmica de Farmácia.

 

O evento contou com um simpósio que abordou o tema da homoafetividade a partir da compreensão do prof. Thonny Hawany (mestre em Educação); da profa. Sandra Dutra (especialista em Direito); e do jornalista Gustavo Sanfelici (especialista em Gestão Cultural). Foram abordadas questões sobre direitos humanos e inclusão LGBT no contexto trabalhista e educacional; e sobre a legalidade civil e religiosa da união homoafetiva. Além disso, artistas plásticos expuseram obras de fuxico e pintura em tela.

 

Para Núbia Santos, atendente comercial dos Correios, “o lançamento desse livro foi um evento maravilhoso, uma bênção, porque essa experiência me ajudou bastante. A gente diz que não tem preconceito, mas tem sim, e num momento assim a gente vai quebrando paradigmas e aprendendo a dar valor, amar e a respeitar o próximo como ele é, como Deus nos ensinou”. O acadêmico de filosofia e artes visuais da Unir, João Vieira, disse que “o livro tem grande importância porque foi escrito por uma pessoa que não é homoafetiva, mas que defende o respeito entre mulheres e homens héteros e homos, coletivamente.”

 

O autor é jornalista dos Correios e, segundo a psicóloga Josenilde Lima, “esse livro vem para mostrar com simplicidade, clareza e respeito que o amor pode vencer qualquer preconceito ou achismo que se tenha desde a infância. Pelo decorrer da vida dele, Moisés poderia ser uma pessoa altamente preconceituosa, não só pela formação enquanto pastor batista, mas também pelas pessoas com as quais conviveu. Entretanto, o livro não levanta bandeiras e nem ofende ninguém e está no site editoracrv.com.br”, concluiu.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS