INJUSTIÇA: Soldados da Borracha nunca receberam 13º salário e lutam por direitos

Mesmo após décadas, a esperança desses ex-combatentes em serem devidamente valorizados não é deixada de lado

INJUSTIÇA: Soldados da Borracha nunca receberam 13º salário e lutam por direitos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a chegada do final do ano trabalhadores, aposentados e pensionistas de todo o país já começam a fazer as contas de como irão aplicar, gastar ou utilizar o dinheiro extra do décimo terceiro, porém, uma categoria de trabalhadores nunca chegou a ter esse direito, os Soldados da Borracha. 

 

Constituída por uma faixa etária de idosos, esses soldados atuaram na Amazônia Brasileira durante a segunda guerra mundial, se arriscaram em uma região desconhecida por grande parte do povo brasileiro e até hoje representam a história viva da miscigenação dos povos do Norte. 

 

Mesmo com uma história de luta e empenho em defesa da sociedade, esses soldados vivem até os dias atuais um sentimento de desvalorização e angústia por não terem seus direitos básicos acolhidos. Na luta pela garantia do bem estar e valorização dessas pessoas está o Sindicato dos Soldados da Borracha – SINDSBOR. 

 

Soldados de guerra

 

Mesmo após décadas, a esperança desses ex-combatentes em serem devidamente valorizados não é deixada de lado. Um exemplo é o relato do presidente do SINDSBOR, José Romão Grande, que diz não possuir o décimo terceiro, mas confia na luta que vem sendo desempenhada em favor da categoria. 

 

“Trabalhamos e não recebemos nosso direito, queremos que o governo brasileiro pague os nossos direitos, inclusive o décimo terceiro”, afirmou José Romão Grande. 

 

Outro ex-combatente é Bionor Antônio dos Santos, com 99 anos de idade nunca recebeu um décimo terceiro como Soldado da Borracha. “Com 74 anos desde que comecei a trabalhar nessa missão na floresta amazônica nunca recebi o décimo”, disse.

 

Empenho

 

No Congresso Nacional o empenho do deputado federal Mauro Nazif (PSB) vem trazendo resultados positivos em defesa da categoria. O décimo terceiro dos Soldados da Borracha ainda é uma briga que vem sedo travada no Congresso.

 

Neste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que criou o 13º salário aos beneficiários do programa Bolsa Família, o que chamou a atenção dos soldados da borracha, que buscam por esse direito há décadas.

 

A Pec 1589/2019 da autoria do deputado Mauro Nazif segue tramitando no Congresso Nacional , e o presidente Bolsonaro que já se manifestou publicamente a favor da luta desses ex-combatentes, sancione a Lei que irá amenizar ao menos um pouco a condição financeira desses bravos guerreiros ao final de cada ano.

 

Confira o vídeo:

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS