As palestras e debates a serem realizados durante o seminário reforçarão a necessidade de mais estudos científicos sobre o tema, imprescindíveis para evidenciar as relações ecológicas entre espécies em corredores ecológicos
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé promove, por meio do projeto Viveiro Cidadão, o I Seminário Corredores Ecológicos. O evento acontecerá no dia 06 de setembro, no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho em Rolim de Moura, e busca chamar a atenção para discussões quanto a conexão de áreas florestais, independentemente de seu tamanho e finalidade.
As palestras e debates a serem realizados durante o seminário reforçarão a necessidade de mais estudos científicos sobre o tema, imprescindíveis para evidenciar as relações ecológicas entre espécies em corredores ecológicos.
O presidente da Ecoporé Paulo Bonavigo explica que a implementação de corredores ecológicos é uma alternativa para superar os problemas relacionados à fragmentação de paisagens garantindo assim a sobrevivência e viabilidade ecológica de numerosas espécies da região amazônica.
O evento marca também o encerramento do Viveiro Cidadão, iniciado em 2017 com patrocínio da Petrobras com atuação em oito municípios da região da zona da mata rondoniense e centro sul do estado de Rondônia, com ações de reflorestamento e de estímulo à produção sustentável de Áreas de Preservação Permanentes e Reservas Legais degradadas.
A programação do seminário que é voltado para estudantes, agricultores e demais interessados na temática terá início a partir das 07h com credenciamento. Os primeiros cinquenta receberão brindes do projeto.
Livro Terra & Mata
No encerramento do seminário, será lançado o livro Terra & Mata que apresenta a trajetória, estratégia e resultados do projeto Viveiro Cidadão, além de mostrar os resultados das experiências obtidas a partir da recomposição florestal, soberania alimentar e renda na agricultura familiar. O livro traz uma análise sobre a demanda hídrica na agropecuária do estado de Rondônia, entre o período de 1988 a 2017, abordando a estratégia e resultados da educação socioambiental como ação transversal da recomposição florestal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!