O projeto EXOSS, é uma organização colaborativa citizen science (ciência cidadã), sem fins lucrativos
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A estação Porto Velho, da EXOSS Citizen Science, agora funcionará com sua base de monitoramento na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Nesta quinta-feira (13) o equipamento de pesquisa foi doado ao professor de Física da UNIR, Ariel Adorno, pelo diretor do Rondoniaovivo, Paulo Andreoli, responsável pela estação neste último ano.
Com a estação da EXOSS sob responsabilidade do grupo de astronomia do professor Ariel Adorno e instalada na UNIR, será a primeira vez que os acadêmicos terão a oportunidade de realizar um levantamento especifico dos meteoros que passam pelo céu de Rondônia. Integra a nova equipe responsável pela Exoss na capital rondoniense, o acadêmico de Física, Jean Carlos.
O projeto EXOSS, é uma organização colaborativa citizen science (ciência cidadã), sem fins lucrativos, atuando em conjunto com diversas instituições científicas, voltada para o estudo de meteoros e bólidos. Nela são estudadas as origens desses astros, as naturezas e a caracterização de suas órbitas, unindo profissionais e amadores no conceito PRO-AM.
Os colaboradores da EXOSS têm como objetivo registrar meteoros e desenvolver estudos astrométricos e astrofísicos, catalogar novos radiantes do Hemisfério Sul, colaborar com instituições de ensino e pesquisas contribuindo com a sociedade e incentivar a produção de artigos científicos.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente no departamento de Física da UNIR ou pelo site http://press.exoss.org/
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!